A construção de um parquinho pela Prefeitura de Macapá, na zona sul da cidade, trouxe para a Nice Pantoja a realização de um desejo. Com mais de 7 anos do projeto social, a moradora do bairro Universidade assiste 179 crianças em vulnerabilidade, com doação de brinquedos em datas comemorativas e de cestas básicas para as famílias.
“Me avisaram que o prefeito Furlan vinha aqui na rua e eu fui lá pedir o parquinho. Um dia começaram a me ligar dizendo que o parquinho ia sair, vi até no jornal. Quando chegou o material foi só felicidade. Eu nem acreditei, chorei de alegria. Consegui realizar um sonho, meu pagamento é ver as crianças brincando aqui”, comemora Nice.
Assim como em outros pontos da cidade, o parquinho no bairro Universidade tem uma área para leitura e plantio, onde as crianças poderão adotar uma planta e cuidar. A estrutura está sendo construída em madeira e tem gangorra, balanços, escorregador, área de escalada. O espaço próprio irá permitir que os pequenos brinquem em segurança.
Ao todo, seis parques foram construídos neste primeiro lote da iniciativa, sendo contempladas a Ponte do Jarbas, no bairro Jardim Felicidade; Rua Raimundo Nobre, no Universidade; Avenida das Orquídeas, no Cidade Nova; Praça do Coração; no bairro Chefe Clodoaldo e o distrito do Maruanum.
“Para completar este primeiro lote faltam apenas os parquinhos no Universidade e no distrito do Maruanum, que estão em fase de finalização. Esse projeto foi um sucesso e ficou comprovado que estas pequenas intervenções trouxeram muita alegria para nossas crianças”, comenta o subsecretário municipal de Obras Públicas, Ivy Vasconcelos.
Essas obras foram custeadas com recursos enviados pelo senador Lucas Barreto (PSD), por meio de transferência especial em 2021, no valor de R$ 200 mil. Os parquinhos em área de ressaca contam com contrapartida municipal para construção da base e fundação.
Iluminação
A Prefeitura de Macapá também instalou seis postes equipados com luminárias de LED no parquinho em construção da Rua Raimundo Nobre, bairro Universidade, zona sul. O novo sistema de iluminação funciona por meio de energia solar, trazendo mais segurança aos moradores e, ao mesmo tempo, maior praticidade e economia para o município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Iluminação Pública (Semip), esse tipo de instalação dispensa a infraestrutura de cabos, dutos e fios. As luminárias funcionam através da captação da luz solar feita pelos painéis individuais, que armazenam a luz e a transformam em energia elétrica. Quando o ambiente escurece, o sensor faz com que as luzes se acendam automaticamente, mesmo em dias nublados e chuvosos.