Quadrilhas Juninas das Escolas Municipais abrem o 3º ‘Arraiá du Mercado Centrá’

Cerca de 200 estudantes de oito escolas municipais de Macapá se apresentaram na abertura do evento

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Quadrilha Junina das Escolas Municipais de Macapá | Foto: Albert Soares/PMM

Nesta quinta-feira (13), oito escolas municipais da Educação Infantil e Ensino Fundamental iniciaram a programação do 3º ‘Arraiá du Mercado Centrá’. O evento, realizado pela Prefeitura de Macapá, segue até o próximo domingo (16), com apresentações de quadras juninas escolares, Contação de Histórias, desfiles de grupos oficiais de quadrilha e show da cantora Karla Carvalho.

A primeira apresentação foi do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, com o tema “Revivendo o São João”. A gestora do CEI, Neize Cunha, ficou emocionada com a estreia das crianças na Quadra Junina. “É uma emoção muito grande levar nossos pequenos para dançarem nesse evento. É nossa primeira vez. Vê-los tão lindos dançando dá uma sensação maravilhosa”, revelou.

Em seguida, os estudantes da Escola de Educação Infantil (Emei) AEIOU entraram em cena e apresentaram “A Alegria das Vogais” para contagiar o público com a beleza e harmonia das coreografias, conduzidas com auxílio das professoras.

Para a organizadora da quadrilha da escola, Eliane Marques, é sempre uma alegria observar o empenho das crianças durante apresentação de “um trabalho bonito, mesmo sendo tão pequenas”. “Há 26 anos, trabalho na educação infantil. Esses pequenos sempre me surpreendem”, disse a professora.

Os pais estavam atentos a tudo. Filmaram e fotografaram cada passo de seus filhos. Assim estava a Elzete Amanajás, mãe da pequena Isabella de 5 anos, aluna da Emei AEIOU. Elzete contou que estava orgulhosa da filha, que desfilou pela primeira vez em uma quadra junina. “A minha filha está muito feliz e empolgada. Ela ama a dança. Tudo que a gente quer ver é nossos filhos felizes”, ressaltou.

A pequena Eduarda Vitória, de 9 anos, estudante da Escola Eliana Flexa, fez questão de ressaltar a alegria em participar do evento. “Eu amo festa junina e estou muito feliz em dançar com meus colegas”.

Enquanto isso, as meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leoves Teixeira, última escola a desfilar, estavam ansiosas e aguardaram a entrada na Quadra Junina. A estudante Mayra Beatriz, de 11 anos, falou sobre a participação no Arraiá. “Apresentamos o Carimbó. É uma dança que traz felicidade para gente”, disse a menina, sorridente.

Secretário de Educação, Madson Millor, falou da importância do momento à Educação Municipal, para os estudantes e familiares. “Esse é um momento enriquecedor que aproxima escola e família. Proporciona conhecimento sobre os nossos costumes e culturas”, destacou o gestor.

Para finalizar a programação das escolas, as atrizes e contadoras de histórias, Eugênia Mesquita, Tia Eli e Rute Xavier apresentaram o espetáculo “1, 2, 3 Conte outra Vez” e “O saci que não tinha uma perna só”. O ator Adam Lucas também participou dos espetáculos infantis.

Cerca de 200 estudantes se apresentaram no primeiro dia das quadrilhas juninas no Mercado Central.

As oito escolas participantes da abertura foram: CEI O Pequeno Príncipe, Emei AEIOU, Emef Professora Maria Izabel, Emef Professora Odete Almeida Lopes, Emef Roraima, Emef Eliana Flexa, Emef José Leoves e Emef Professora Guita.

Nesta sexta-feira (14), haverá as apresentações das seguintes instituições: Emef Professora Neusona, Emef Esforço Popular, Emef Professora Lúcia Neves Deniur, Emef Joanna Santos, Emef Jardim Felicidade e Emef Josafá Aires.

O ‘Arraiá du Mercado Centrá’ conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação (Semed); de Saúde (Semsa); do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi); de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou); Fundação Municipal de Cultura (Fumcult); Guarda Civil Municipal; Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e demais órgãos de segurança e saúde.

3º Arraiá du Mercado Centrá

O ‘Arraiá du Mercado Centrá’ ocorre de 13 a 16 de junho, com a apresentação de 25 grupos juninos no Concurso Municipal de Quadrilhas e diversas outras atrações culturais no Mercado Central.

A festividade junina é uma celebração cultural e um impulso à economia criativa local, que movimenta a cidade e proporciona entretenimento gratuito e de qualidade para todos os macapaenses.

| Fotos: Albert Soares/PMM