Projeto Ronda Escolar: Escola Municipal Wilson Malcher recebe novo protocolo de segurança

Medidas protetivas tem o objetivo de garantir a segurança de educadores e alunos das instituições municipais de ensino

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta terça feira (11), no segundo dia de ronda nas instituições educacionais do município de Macapá, a Guarda Civil esteve presente em mais de 30 escolas e creches cumprindo o protocolo de segurança estabelecido na ultima quinta-feira (6) pelo Gabinete de Segurança Escolar.

Uma das escolas que recebeu o apoio do efetivo foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Wilson Malcher, no bairro Jardim Equatorial, Zona Sul. As rondas nas instituições acontecem no período diurno e noturno.

Um dos protocolos implementados na escola para o reforço da segurança foi a instalação de câmeras de videomonitoramento. A instituição recebeu um kit com 16 câmeras para monitoramento das áreas interna e externa.

A instituição de ensino é responsável pelo aprendizado de mais de 800 alunos, entre crianças de 6 a 13 anos de idade, e também de jovens e adultos pela EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A comandante da Guarda Civil, Joeva Reis, reforçou que o retorno dos guardas municipais para o interior das escolas, assim como outras medidas adotadas pelo comando, garantem a segurança de alunos e educadores.

“Estamos trabalhando com a política de prevenção. O guarda que está presente na escola tem acesso às câmeras e irá fiscalizar quem se aproxima do entorno da escola, assim como de sua parte interna. Caso ele perceba alguma atitude suspeita, logo acionará a equipe de patrulhamento que estará próxima fazendo a ronda escolar, que acontece no período diurno e noturno. Tudo isso para intensificar ainda mais a segurança de nossas crianças e também dos nossos profissionais de educação”, disse.

Para a Coordenadora Pedagógica da Wilson Malcher, Patrícia Smith, os protocolos de segurança adotados pela Prefeitura de Macapá trazem tranquilidade e mostra como a gestão municipal participa de forma ativa nas escolas.

“Vamos poder exercer nossa função social, enquanto instituição, com segurança e tranquilidade. Assim, os pais poderão deixar suas crianças com a confiança de que a escola é um lugar seguro e acolhedor”, ressaltou a pedagoga.

As Instituições Educacionais Maria José dos S. Ferreira, Creche Tio João, Creche Patrícia F. Chucre, José Duarte de Azevedo e Aracy Nascimento, já possuem as novas medidas de segurança estabelecidas pelo Gabinete de Segurança Escolar. O objetivo é que todas as 83 escolas da capital macapaense recebam o novo protocolo.

Alerta Escolar
A Prefeitura vai criar um aplicativo para o acionamento de qualquer suspeita, chamado ‘Alerta Escolar’, e vai intensificar o Programa Saúde na Escola (PSE) – ações importantes que serão implementadas pelo protocolo de segurança, bem como investir em treinamentos e cursos abordando temáticas como inteligência emocional, envolvendo toda a comunidade escolar.