Projeto de karatê e jiu-jitsu é realizado gratuitamente para estudantes da escola municipal Elita Nunes Melo

Projeto busca trabalhar a assiduidade dos alunos e o desenvolvimento educacional por meio das aulas de karatê e jiu-jitsu

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Aula de Karatê para os alunos da Emef Elita Nunes Melo I Foto: Jesiel Braga / PMM

Na manhã desta terça-feira (9), uma turminha animada e disposta entrou pelos portões da Escola Municipal Elita Nunes Melo, no bairro Novo Buritizal, e tiraram os sapatos para se posicionar no tatami (logo na entrada da instituição escolar) à espera do mestre de Karatê Ederson Coutinho, responsável por ensinar essa modalidade na unidade.

Mestre Ederson Coutinho, técnico da Seleção Amapaense de Karatê I Foto Jesiel Braga / PMM

De acordo com o mestre Ederson Coutinho, que também é técnico da Seleção Amapaense de Karatê, as artes marciais, como um todo, ajudam os indivíduos no desenvolvimento físico, concentração, disciplina, equilíbrio e força. Ele conta que a parceria com as instituições de educação busca contribuir para o desenvolvimento dos estudantes e descobrir novos talentos.

“O Karatê é uma ferramenta educacional, trabalha a mente e o corpo de quem pratica e este projeto nas escolas pode revelar talentos dessa modalidade esportiva”, comentou.

Gestor da Emef Elita Nunes Melo, Alban Cordeiro, acompanhado de participantes do projeto I Foto: Jesiel Braga / PMM

Para o gestor da Emef Elita Nunes, Alban Cordeiro, as aulas de Karatê e Jiu-jitsu funcionam também como forma de socialização e disciplina escolar.

“Nossa intenção é tornar a escola um polo esportivo dessas modalidades para incentivar a frequência escolar e o desenvolvimento educacional dos alunos”, explicou o gestor.


Alban ressaltou que a atividade acontece no contraturno das aulas normais da escola, de forma a não afetar o aprendizado dos estudantes.

David Felipe, 6 anos, estudante do 1° ano I Foto Jesiel Braga / PMM

David Felipe, 6 anos, estudante do 1º ano, falou com alegria em fazer as aulas de karatê. “Estou muito feliz! É bem legal fazer as aulas. Estou aprendendo coisas novas e vou mostrar lá em casa”, falou o pequeno.

Maria Julia Dias I Foto: Jesiel Braga / PMM

A Maria Julia Dias, coleguinha do David Felipe, falou que já queria fazer artes marciais e quando soube das aulas pediu para se inscrever.

“Eu gosto de karatê porque é uma luta bonita e eu acho muito legal! Estou muito feliz”, disse empolgada.

Os estudantes mostraram-se atentos aos comandos do mestre Ederson Coutinho, que repassou nessa aula os primeiros ensinamentos do Karatê, tanto na prática quanto na disciplina.

Maria Isabelle, 6 anos, estudante do 1º ano do ensino fundamental I Foto: Jesiel Braga / PMM

Maria Isabelle, 6 anos, estudante do 1º ano do ensino fundamental, disse que já conhecia as artes marciais pela televisão. “Eu já gostava do karatê de ver na televisão, e quando começou aqui na escola eu quis fazer”.

As aulas serão oferecidas todas as terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. 

Essa é uma iniciativa da Emef Elita Nunes e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), com apoio do ‘Projeto Jiu-jitsu na Escola’.

Cronograma:

Karatê

Terça e quinta-feira, das 8h às 9h, alunos do 1° e 2° ano;
De 9h às 10h
Alunos do 3° ao 5° ano.

Jiu-jitsu

Terça-feira, das 16h às 17h 20, alunos do 1° e 2° ano

Quinta-feira, das 16h às 17h20, alunos do 3° ao 5° ano

Fotos: Jesiel Braga | PMM