Projeto da Semsa cria grupos para prática de atividade física ao ar livre em diversos pontos de Macapá

A Secretária Municipal de Saúde de Macapá (Semsa) deu início ao Projeto Grupo Terapêutico de Prática Corporal e Atividade Física com o objetivo de proporcionar saúde, bem-estar e prática de exercícios ao ar livre em vários pontos do município.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponibilizam profissionais de educação física para o acompanhamento de pessoas previamente inscritas, que utilizarão os espaços indicados em cada UBS. O educador físico que atende a comunidade será responsável pelas atividades e estabelecerá os horários e pontos de encontro.

Os interessados em participar devem procurar as UBSs e, por meio do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), solicitar atendimento com o educador físico mais próximo ao seu domicílio. O serviço também pode ser acessado por cadastro realizado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que agendarão a avalição para o início das atividades.

As UBSs que oferecem o serviço são: Infraero II, Brasil Novo, Pacoval, Álvaro Correia, Perpétuo Socorro, Cidade Nova, Congós, Raimundo Hozanan, Marabaixo, Coração. Rosa Moita, Leozildo, Pedrinhas, São Pedro, Marcelo Cândia e Marco zero.

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg, afirma que quando as pessoas têm noção da importância de iniciar uma atividade física, a qualidade de vida melhora. “Nossos profissionais de educação física são capacitados e estão preparados para proporcionar o melhor à população de Macapá”, afirma a gestora.

“Nosso projeto está aberto para todos, nosso principal objetivo é incentivar e promover bem-estar e a saúde. No começo eram poucos os participantes, mas com o tempo o público foi aumentando, uma pessoa convidava a outra, dessa forma nosso trabalho está crescendo e trazendo benefícios para todos”, conclui a educadora física Cristiane Trindade.

Maria Mourão, participante da ginástica funcional, ressalta que vale muito a pena praticar as atividades e que a qualidade das aulas e os professores são excelentes. “Depois que comecei a fazer ginástica minha vida mudou pra melhor, não perco um dia de exercícios”, finaliza.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde