Programa Oftalmologia Itinerante atende usuários da UBS São Pedro

Com um consultório móvel, o programa oportuniza o acesso dessa especialidade à população

Por Rafaelli Marques - Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde

Programa iniciou em abril deste ano e já atendeu mais de 150 pessoas I Foto: Renato Costa / Semsa

A agente de saúde de 45 anos, Francilene Amaral, ao sentir dificuldade na visão, viu a necessidade de procurar um oftalmologista para verificar como está a sua saúde ocular. Quando soube que a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro iria receber nesta sexta-feira (12) o programa Oftalmologia Itinerante, ela aproveitou a oportunidade.

“A gente fica muito feliz. A comunidade fica feliz por ter essa oportunidade de ter um profissional como um oftalmologista para suprir a necessidade da comunidade. A minha experiência está sendo muito boa, o atendimento, a organização”, disse Francilene.

Francilene Amaral buscou o programa disponível na UBS São Pedro I Foto: Renato Costa / Semsa

Executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o projeto Oftalmologia Itinerante está incluído dentro do Programa Saúde Para Todos e tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas oftalmológicas.

A ação iniciou na segunda quinzena do mês de abril, por enquanto está atendendo somente as UBSs São Pedro e Macapacaba, mas a expectativa é expandir para as outras unidades como destaca a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis.

“Temos o objetivo de chegar também aos distritos e outras unidades básicas serão contempladas também dentro do programa, além das duas unidades que já iniciaram”, afirmou a subsecretária.

O projeto conta com um consultório móvel completo para realizar os atendimentos e fazer diagnósticos, explica o médico oftalmologista, Pedro Marques.

“Com esse ambulatório itinerante a gente consegue fazer exames de refração, para aquele paciente que precisa usar óculos e não só isso, a gente consegue ver a avaliação de fundo de olho, então consegue ter um rastreio de doenças oftalmológicas como as retinopatias, diabético, hipertensiva e também o glaucoma. A gente também faz avaliação da pressão intraocular”, pontua ele.

A previsão é que a próxima ação desse projeto aconteça no dia 26 de maio, na UBS Macapaba. Para ser atendido é necessário agendar na própria UBS, apresentando documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.