Profissionais promovem escuta sobre práticas de saúde a serem implantadas nas escolas de Macapá

Encontro permitiu tirar dúvidas sobre o funcionamento do programa Saúde na Escola e a importância da execução dos trabalhos nas instituições de ensino do município.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

O Programa Saúde na Escola (PSE) faz parte da política intersetorial iniciada pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação (MEC), contribuindo com a promoção, prevenção e cuidados através das ações executadas nas escolas como mecanismo de enfretamento às vulnerabilidades sociais, direcionado aos alunos da educação básica.

Durante o encontro os profissionais puderam tirar as dúvidas sobre o funcionamento do programa e qual o papel e a importância da execução desses trabalhos dentro das escolas.

“Essa foi uma reunião de construção para ouvir as demandas e saber de que forma podemos melhorar os trabalhos desenvolvidos e ainda compreender a importância do PSE, que busca proporcionar a qualidade de vida da população e contribuir na formação dos estudantes por meio de ações voltadas à saúde. Alinhar esse diálogo com os profissionais é fundamental”, destacou a coordenadora da Atenção Primária do município, Joelma Ribeiro Santos.

Para gerente do Núcleo de Ações Programáticas e Estratégicas, que integra a Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Rai Nunes, o objetivo do encontro é integrar os seguimentos das secretarias do município de Macapá.

“A finalidade é trabalhar na construção de estratégias de fortalecimento do cuidado integral dos ciclos de vida. Precisamos que as equipes trabalhem intersetorialmente para que os serviços se percebam como corresponsável, assim podemos qualificar os cuidados dentro das diretrizes das políticas públicas”, detalhou.

Programa Saúde na Escola (PSE)
Objetiva integrar educação e saúde de forma permanente, proporcionando melhoria e qualidade de vida dos educandos. O PSE contribui ainda na formação integral dos estudantes através de ações construídas para o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o desenvolvimento dos alunos da rede pública.