Profissionais do Samu municipal passam por capacitação de contenção de sangramento

Profissionais tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Bombeiro Profissional Civil e socorrista militar da Força Aérea e resgate aeromédico, Firmo Leite, ministrou a capacitação para os profissionais do Samu municipal

Com o objetivo de capacitar os profissionais para atuarem em situações de trauma envolvendo sangramentos, possibilitando salvar vidas, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município de Macapá passaram por treinamento neste sábado (24), chamado “Stop The Bleed”. Eles reforçaram o aprendizado sobre às principais técnicas utilizadas no controle de hemorragias.

O diretor do Samu do município de Macapá, Eder Favacho, esteve presente no evento e destacou a importância do momento para os profissionais da área.

“Estamos sempre buscando aprimorar o serviço de quem trabalha no Samu. Esses cursos são levados para o dia a dia do profissional, onde eles executam seus serviços de forma otimizada”, pontuou Eder.

A capacitação foi no auditório da Faculdade Anhanguera, no bairro Cabralzinho, e contou com dois momentos: teórico e prático, iniciando com discussão de casos da aplicação do torniquete e depois a simulação de aplicação do torniquete em vítimas lesionadas.

Conforme a enfermeira e Coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), Desirée Costa, o treinamento foi organizado em parceria com a empresa Paratus.

“Para oferecer a capacitação aos profissionais do SAMU, firmamos uma parceria com a empresa que ofereceu o treinamento com base em técnicas atualizadas e baseadas em evidências científicas de contenção de hemorragias”, explicou Desirée.

Conforme a enfermeira e Coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), Desirée Costa, o treinamento foi organizado em parceria com a empresa Paratus

Maria Ilacy Rocha é técnica em enfermagem do Samu, para ela, participar de um evento muito procurado pelos profissionais que trabalham na área, vai muito além do aprendizado.

“É um evento muito procurado e caro. Quando surgiu a oportunidade de forma gratuita, aproveitei para participar. São treinamentos que podem salvar vidas, vai muito além do aprender”, disse Ilacy.

“É um evento muito procurado e caro. Quando surgiu a oportunidade de forma gratuita, aproveitei para participar. São treinamentos que podem salvar vidas, vai muito além do aprender”, disse Maria Ilacy Rocha, que é técnico em enfermagem do Samu

Stop The Bleed

Criado pelo Departamento de Defesa Americano e pelo Colégio Americano de cirurgiões, o curso tem como objetivo instruir sobre os tipos de hemorragias (que são sangramentos causados por ferimentos) e as técnicas de controle.

Dentre os tópicos abordados estão os tipos de sangramentos, sinais e sintomas, curativos e outros.