A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reuniu gestores e secretários do campo, em dois eventos, nesta quinta-feira (1°), na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas (Fatech), centro de Macapá. Trata-se do Treinamento Censo Escolar 2023 e do projeto Trilhas de Avaliação.
São 24 escolas das comunidades rurais de Macapá, representadas no evento, como o Distrito do Bailique, Pacuí, Tessalônica, Pedreira, Carapanatuba, Maruanum, Campina grande e Curralinho.
A coordenadora das escolas do campo, Vanilda Alves Quaresma destacou a importância dessas duas ações da secretaria direcionadas aos profissionais da educação do campo.
“Os dois eventos são muito importantes. O Censo, porque anualmente a plataforma sofre atualizações e os profissionais precisam conhecer as ferramentas para a inserção de dados corretamente, enquanto que o Trilha de Avaliação nos mostra o desempenho de cada escola do campo, para que possamos conhecer as necessidades e os avanços de cada uma”, explicou a coordenadora.
Trilha de Avaliação
O projeto é um desdobramento de um dos eixos do programa Educa Macapá que é a Avaliação. O programa contempla outros dos eixos, a Formação e o Acompanhamento.
Na etapa Avaliação, os gestores das unidades escolares apresentam para as superintendências e coordenadores educacionais da Semed, os resultados alcançados por suas escolas. A partir disso, é possível criar estratégias e metodologias para aplicação em sala de aula com foco no avanço do aprendizado dos alunos.
Werickson Michel, coordenador da Superintendência da Semed, falou sobre a realização do projeto Trilha de Avaliação. “Já realizamos este projeto com os representantes das escolas da zona urbana e hoje estamos reunidos com os gestores e secretários das zona rural com o objetivo de discutir os resultados das avaliações diagnósticas e formativas ocorridas neste ano letivo nessas unidades escolares”, frisou o coordenador Michel.
Para a gestora Neise Costa, da Emef Alrino Ramos Cordeiro, localizada na comunidade São Joaquim do Pacuí, o momento é importante porque oportuniza o compartilhamento de experiências com as outras escolas participantes.
“No evento a gente realiza trocas de conhecimentos, passa a entender outras metodologias utilizadas por outras escolas e podemos visualizar formas diferenciadas de avanço na aprendizagem”.
As formações do programa Educa Macapá visam avanços nos índices de alfabetização dos estudantes da rede de ensino do município.
Censo Escolar 2023
O treinamento realizado na manhã desta quinta-feira, 1, é para as 24 escolas, localizadas na Zona Rural de Macapá. Gestores e secretários escolares receberam orientações sobre o Censo 2023, com a finalidade de uma coleta com qualidade e compromisso para certificar informações exatas.
Eliane Pires, coordenadora do Censo Escolar de Macapá, destacou o objetivo do treinamento para esses profissionais da educação.
”O propósito do Censo Escolar 2023, é a coleta das informações sobre professores, alunos, turmas e escolas para garantir recursos para o próximo ano, através de políticas públicas para o município de Macapá”, comentou.
A coleta do Censo Escolar é dividida em duas etapas:
Primeira etapa: é realizada uma coleta on-line no sistema Educa Censo. No período de 31 de maio a 31 de julho. Esse período é para os gestores preencherem as informações referentes às suas escolas. Essa primeira fase tem como objetivo garantir recursos para o ano escolar seguinte.
Segunda etapa: é o rendimento e movimento desse aluno. É o momento de saber se os alunos foram aprovados, se houve evasão escolar, transferências, assim encerrando a coleta do Censo Escolar 2023.
Aline Monteiro, gestora da Emei Lucimar Correa da Costa, localizada no distrito de Carapanatuba, fala sobre a importância do treinamento para o cadastro do Censo Escolar 2023.
“Esse treinamento é importante para tirar dúvidas sobre o preenchimento do Censo. É um momento para auxiliar, para não termos dificuldade na hora do processo da coleta do Censo Escolar 2023”,explicou a gestora.
O treinamento para os gestores e secretários escolares das instituições da Zona Urbana de Macapá, acontecerá na próxima quarta-feira, 7, das 14h às 18h, no auditório TRE/AP.
O subsecretário de gestão educacional, Ebrely Andrade ressaltou o comprometimento das equipes organizadoras das ações para o alcance de resultados. “Temos uma equipe que está constantemente participando de processos formativos para que cada vez mais se aproprie dos conhecimentos necessários para que a nossa rede de educação tenha cada vez mais um índice elevado de eficiência no que diz respeito aos avanços da aprendizagem nas escolas do município de Macapá”, concluiu o subsecretário.
Confira mais fotos:
Fotos: Nágila Rocha | PMM