Profissionais da Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil recebem capacitação de arteterapia

Momento foi direcionado para os profissionais da unidade como forma de mostrar técnica de comunicação através da arte

Por Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Arteterapia é uma forma de utilizar produções artísticas com finalidades terapêuticas | Foto: Renato Costa/ Semsa

Na manhã desta sexta-feira (17), os multiprofissionais da unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), localizada na Zona Sul da capital, receberam uma capacitação de arteterapia, promovida pela Coordenação Municipal de Saúde Mental. O intuito é desenvolver a sensibilidades dos profissionais sobre a utilização da arte como forma de cuidado com a saúde mental.

A unidade é responsável por acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A equipe de multiprofissionais é responsável por fornecer suporte para os jovens em momento de fragilidade. A capacitação busca ensinar os profissionais a utilizarem a arteterapia como forma de diálogo com os usuários da unidade.

A psicóloga Andressa Silva, de 27 anos, especialista em arteterapia e responsável pela capacitação, ressalta como arte pode ser uma ferramenta importante para construção do diálogo, “Escolhemos trabalhar arteterapia com a equipe, para se sensibilizem e descubram que arte pode ser um dos caminhos para cuidar e entender esse jovem.” 

A capacitação, além de ser uma forma de aprendizado, também foi um momento de auto-conhecimento e integração entre os servidores. 

Grupo fez desenhos como uma forma de expressar pensamentos | Foto: Renato Costa/ Semsa

Fabrício Correia, de 35 anos, enfermeiro do UAI, conta como a capacitação é importante para atingir essa juventude. “Arteterapia é uma forma de expressão, uma técnica para conseguirmos entender a realidade do usuário. É muito importante eles terem essa oportunidade de expressão pela arte e para compreendemos o que passa na cabeça desse jovem.”

A Capacitação de arteterapia  faz parte do conjunto de ações propostas no Plano de Educação Continuada em Saúde Mental, assinado durante o I Fórum Municipal de Saúde Mental do Município. O Plano tem por objetivo promover a formação dos servidores da rede de saúde, gestores e usuários dos serviços.

“É uma forma de aprimoramento dos nossos multi-profissionais para termos uma assistência humanizada. trabalhamos arteterapia para mostrar como a arte pode promover saúde mental”, conta a coordenadora municipal de Saúde Mental, Luana Nunes.

Giovane Brito* Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde