Avanços e garantias de direitos são assuntos abordados no Fórum Municipal de Saúde Mental

Encontro reuniu servidores e sociedade civil para conversar sobre os cuidados com a saúde mental

Por Giovane Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

Momento abriu o diálogo entre servidores, usuários do atendimento de saúde mental e gestão |Foto: Junior Dantas/ PMM

A Prefeitura Municipal de Macapá realizou na manhã desta terça-feira (31), a abertura do ‘I Fórum Municipal de Saúde Mental’, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


Com o tema “A política de saúde mental como direito: rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, o evento marca o encerramento da programação de ‘Janeiro Branco’, mês utilizado nacionalmente para direcionar atenção para os cuidados com a saúde mental.


Direcionada para profissionais da saúde, educação, assistência e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o objetivo é abrir espaço para o diálogo entre os mesmos, para gerar melhorias no sistema de saúde pública.


“Hoje nós estamos discutindo o 1º Fórum de Saúde Mental, buscando trazer um cuidado com as pessoas, para termos uma cidade feliz onde as pessoas possam ter orgulho de morar”, disse o prefeito do município de Macapá, Dr. Furlan.


A técnica em eventos, Gabrielle Marinho, esteve presente no evento representando os usuários dos atendimentos à saúde mental da capital. O filho Robson, de 5 anos, recebe há 1 ano acompanhamento no Centro de Atenção Psicossocial (Capsi) para investigação de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).


“Eventos como esse são muito importantes para propagar informação sobre esse assunto, pois ainda vejo que falta muito para alcançarmos uma maior disseminação do conhecimento sobre saúde mental, esse é só o primeiro passo”, conta a técnica.

Secretaria Municipal de Saúde realizando assinatura do Plano de Educação Continuada em Saúde Mental | Foto: Junior Dantas/ PMM

A manhã contou também com assinatura do Plano de Educação Continuada em Saúde Mental, que propõem capacitações ao longo do ano para debater temas pertinentes sobre saúde mental. Serão feitas reuniões mensais entre usuários, gestores e servidores, para realizar orientações nas ações, qualificações e formações dos profissionais do SUS sobre o tema.


“Esse momento é crucial para saúde mental de Macapá. É um momento para escutar as pessoas que trabalham e utilizam esses atendimentos, para entender para onde devemos direcionar nosso trabalho”, disse a secretária municipal de Saúde, Dra. Erica Aymoré.


Premiação


Ao final da programação aconteceu a premiação do ‘Prêmio da Saúde Mental no Meio do Mundo’, que reconhece iniciativas de boas práticas de profissionais da rede municipal que desenvolveram ações inclusivas na saúde mental da capital.


O mês de janeiro contou com diversas programações para melhor divulgar a importância do cuidado com o nosso psicológico. Ações como atendimentos para servidores, rodas de conversas e ações para mostrar a importância dos cuidados com a saúde mental e disponibilizou formas para facilitar esses atendimentos para sociedade.


Também estiveram presentes no evento a coordenadora de saúde mental do município de Macapá Luana Nunes; a representante do conselho municipal de saúde, Nádia Souto; a coordenadora de atenção básica, Joelma Ribeiro; os promotores de saúde do estado do amapá Fábia Nilci e o Weber Pennafort.

Giovane Brito* Estagiários sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.