Cerca de 60 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão passando pelo treinamento para a implantação do Método Canguru nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá. A atividade iniciou nesta terça-feira (5) e a capacitação acontece no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.
O Método Canguru deve ser realizado no pré-natal, quando a gestação é alto risco e as chances de o bebê nascer prematuro e com baixo peso são mais altas. Com isso o profissional de saúde deve orientar os pais sobre o método e guiá-los no processo de acolhimento. Inicialmente o serviço será implantado nas UBSs Coração, Marabaixo, Macapaba e Rubim Aronovitch.
“A implantação desse projeto possibilita o acompanhamento adequado do recém-nascido de baixo peso e prematuro. O método faz parte de uma política que busca dar qualidade de vida para as mães e familiares atendidos na rede municipal de saúde”, comenta a secretária Municipal de Saúde a Erica Aymoré.
Durante o treinamento, os profissionais participam de oficinas, dinâmica de relaxamento e a apresentação do plano de ação para instruir o método canguru na prática diária da Atenção Básica. A capacitação do método também foca nos cuidados na amamentação, estímulos e proteção da criança.
De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher, Larissa Moraes, o programa é uma forma de trabalhar o cuidado através do atendimento humanizado.
“Vamos desenvolver uma relação afetiva com a mãe e também com a família do bebê. Essa é uma forma de alcançar excelentes resultados e conseguir acompanhar o crescimento dessa criança”, destaca.
A iniciativa é executada no Município pela Coordenação Saúde da Mulher e Coordenação de Saúde da Criança e a atividade acontece em parceria com o Governo do Estado.