Profissionais da Saúde em Macapá são treinados para registrar dados de vacinas em sistema nacional de imunização

Curso segue até quarta-feira (13) para mais de 100 participantes.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Treinamento permitirá inclusão mais ágil de dados no sistema nacional de imunização | Foto: Arquivo/PMM

Profissionais da saúde da capital estão participando de um treinamento que vai garantir mais agilidade no registro de dados do novo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) e e-SUS.

O curso, voltado para as equipes da sala de imunização da Prefeitura de Macapá, vai habilitar os profissionais para manusear com segurança os sistemas no lançamento das doses de vacinas que são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“O treinamento permite ampliar os registros com relação ao número de vacinas aplicadas, e com isso vamos fornecer a informação mais rápida para o Ministério da Saúde, melhorando a cobertura vacinal de Macapá”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira.

Cerca de 100 pessoas participam da capacitação, que acontece no auditório da Faculdade Estácio Seama, no período da manhã e tarde. O curso iniciou na última sexta-feira (8) e segue até quarta-feira (13).

Capacitação dos profissionais da sala de vacina encerra na quarta-feira (13) | Foto: Abel Neto/PMM

O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização está integrado à Estratégia e-SUS AB, que altera a forma de registro de dados de aplicação de vacinas. A integração dos sistemas de informação proporciona melhoria nos registros de imunização e também no acompanhamento por parte das equipes de saúde no histórico de vacinação dos cidadãos.

Já o e-SUS AB possibilita a redução do trabalho de coleta de dados, e evita a necessidade da utilização de sistemas diferentes, gerenciando as informações do usuário de forma organizada.  

“A atualização dos profissionais facilita na hora da busca pela informação de dados importantes da população no sistema, como nos casos da perda de documentos”, concluiu o subsecretário.

A atividade é uma parceria da Prefeitura de Macapá, Secretaria da Saúde, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).