Profissionais da saúde de Macapá são treinados no Método Canguru para cuidados neonatais

Técnica é conhecida por seus benefícios no cuidado de bebês prematuros e com baixo peso ao nascer, é implementado durante o pré-natal em situações onde as chances de complicações são mais altas

Por Elisa Maciel - Secretária Municipal de Comunicação Social


Em um esforço para promover cuidados neonatais avançados e enfrentar os desafios de gestações de alto risco, a Prefeitura de Macapá está capacitando 85 profissionais de saúde no Método Canguru. O método, conhecido por seus benefícios no cuidado de bebês prematuros e com baixo peso ao nascer, é implementado durante o pré-natal em situações onde as chances de complicações são mais altas. O treinamento acontece no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.

A técnica é uma abordagem que envolve um conjunto de cuidados. Entre eles o contato pele a pele entre o bebê prematuro e os pais, o que possibilita calor, vínculo, estímulo sensorial e nutrição. 

Durante o treinamento, os profissionais de saúde estão aprendendo as técnicas essenciais para implementar o Método Canguru de forma eficaz. 

Larissa Moraes, diretora do departamento de Ciclos de Vida, explica que as aulas são ministradas para profissionais das UBSs, Lélio Silva, Rubim, Macapaba, Leozildo, Álvaro Corrêa, São Pedro, Coração e Maruanum. Elas incluem a maneira correta de posicionar o bebê, monitorar sinais vitais e fornecer suporte emocional aos pais. 

“Estamos capacitando profissionais de oito UBSs de Macapá, que serão referência no atendimento à criança prematura. São unidades que possuem a sala de amamentação e já realizam esse trabalho ao receber às famílias com a criança, e agora estamos dando foco a criação prematura e investir na capacitação dos nossos profissionais é fundamental para melhorar os resultados neonatais”, disse. 


A técnica em enfermagem da Estratégia da Saúde da Família da UBS Leozildo, Verônica Corrêa, destaca que a participação em capacitações é fundamental para aprimorar os cuidados oferecidos na atenção básica de saúde. 

“Sempre participo de capacitações que vão auxiliar no trabalho que realizo. É importante estarmos sempre nutridos de informações. Participar de capacitações é essencial para aprimorar nosso trabalho e atender melhor a comunidade”, disse.