Nesta sexta-feira (7), gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de Macapá participaram de uma capacitação para identificar estudantes com altas habilidades ou superdotação, com auxílio das “Sala Maker“, um espaço equipado com kits de robótica, máquina de corte a laser, ferramentas mecânicas e uma impressora 3D.
A Sala Maker é usada de forma multidisciplinar e agora também será utilizada para compor estratégias de atendimento para crianças superdotadas. O treinamento das equipes é uma parceria da Divisão de Educação Especial (Diees) com o Núcleo de Tecnologia de Macapá (NTM), ambos da Secretaria Municipal Educação (Semed).
Durante a capacitação, foram abordadas as principais características de uma criança com altas habilidades ou superdotação, como a criatividade e o envolvimento com áreas específicas de seu interesse.
Para identificar uma criança com altas habilidades, é necessário avaliação com o próprio estudante, a família dele e o professor que o acompanha. O chefe da Diees, Marlon Pastana, ressalta que os estudantes com essa característica, já estão nas unidades escolares, e apenas precisam ser identificados.
“O professor precisa saber quem é essa criança, quais são as suas características e como trabalhar com ela. São metodologias diferenciadas, e por isso temos essa parceria com as Salas Maker. Esse espaço tecnológico possibilita o desenvolvimento do potencial delas”, explica Pastana.
Para a professora multiplicadora, Erika Araújo, do NTM, a Sala Maker é uma ferramenta fundamental para estimular as crianças e suas áreas do conhecimento.
“No momento, cinco escolas municipais têm um projeto piloto da Sala Maker. Elas estão aptas para atender todas as crianças da nossa rede de ensino, e assim desenvolver o conhecimento de mundo que elas precisam”, ressalta Erika.
*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.