Professores, puérperas e trabalhadores da saúde ultrapassam 90% da Cobertura Vacinal em Macapá

Outros grupos prioritários, como crianças, ainda não alcançaram a meta de cobertura vacinal

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Em nova atualização, Cobertura Vacinal dos grupos prioritários avança e chega em 77,81%, em Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM

Neste sábado (27), pessoas vivendo fora de terras indígenas, professores, puérperas e trabalhadores da saúde alcançaram a meta do Ministério da Saúde (MS) e ultrapassaram 90% da cobertura vacinal contra Influenza, em Macapá.

O resultado é considerado positivo pela Prefeitura e reflete na intensificação das estratégias de prevenção e tratamento realizadas pelas Secretarias Municipais de Vigilância em Saúde (SMVS) e de Saúde (Semsa).

As iniciativas são a implementação do horário alternativo para funcionamento das salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); busca ativa para a vacinação de todas as pessoas acima dos seis meses e sem comorbidades, por meio de ações itinerantes com equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) em área; vacinação itinerante em pontos estratégicos da capital, bem como adoção de protocolo de tratamento médico para casos diagnosticados.

Confira os dados:

Pessoas vivendo fora de terras indígenas: 129,82%

Professores: 95,48%

Puérperas: 104,91%

Trabalhadores da saúde: 99,63%

Somado aos outros grupos prioritários, a cobertura em Macapá chegou a 77,81%. Outros grupos ainda avançam.

Cobertura vacinal em crianças: 65,11%

Gestantes: 88,81%

Idosos: 80,91%

Gestantes: 88,81%

“Chamo atenção sobre as crianças. A procura ainda continua baixa. Aos pais e responsáveis: procurem as Unidades Básicas de Saúde e os pontos itinerantes divulgados nos canais oficiais da Prefeitura. Vamos prevenir as infecções e garantir a imunidade de rebanho delas e da população macapaense. Vacinação é para todos e é um direito da criança e dos pais”, frisou o gestor da SMVS, Gilmar Domingues.

Os dados são do Ministério da Saúde.