Na manhã deste sábado (27), na escola municipal Hildemar Maia, no bairro do Trem, cerca de 160 professores da rede municipal de ensino participaram da segunda formação de 2023 do Programa Criança Alfabetizada (PCA).
Esta segunda formação do programa traz o tema “O lugar do Pensamento Científico na Educação Infantil e Literatura Infantil e a Educação Antirracista”. Sobre essa temática, o coordenador do PCA, Bruno Marcelo Costa, destacou o papel da escola em despertar as crianças, desde cedo, para questões que fazem parte da atualidade.
“Esta segunda formação traz um tema essencial para a quebra de paradigmas, abordando o respeito às diversidade e à ciência. “Essa formação traz metodologias para que os professores compreendam que a ciência e a educação antirracista é possível de se trabalhar com as crianças, por meio da literatura e outras ludicidades”, explicou o coordenador.
A professora Aldineia Leite, da Emei Ana Luiza, participa pela segunda vez da formação e fala das vivências que o programa oportuniza para trocas e assimilação de novos conhecimentos .
“A formação traz essa oportunidade da gente vivenciar essa experiência não só com quem já está na mesma escola que a gente, mas com outras pessoas com visões diferentes das nossas, trazendo novas possibilidades, novos olhares para uma mesma coisa”, destacou a professora.
Vera Figueiredo, formadora do programa no município de Macapá, fala dos objetivos da capacitação para os professores. “As formações buscam trazer novas metodologias a serem utilizadas em sala de aula, visando um maior entendimento do aluno sobre os temas abordados” comentou.
A formação, voltada a professores da educação infantil, traz objetos, figuras, jogos pedagógicos e outras ferramentas que serão utilizadas de forma lúdica para despertar o conhecimento e a compreensão dos pequenos sobre situações que fazem ou farão parte do cotidiano deles.
Para a secretária municipal de educação, Monick França, os processos de educação continuada de professores é de suma importância para a evolução do ensino nas escolas do município.
“A gente sabe que o professor precisa estar neste ciclo permanente de estudos, de qualificação, de maneira a refletir este aprendizado em sala de aula”, frisou a secretária.
O programa criança alfabetizada tem como princípio a alfabetização na idade certa, desenvolvendo ações de formação continuada, acompanhamento pedagógico e execução de avaliações internas e externas para subsidiar ações pedagógicas a serem aplicadas em sala de aula.
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Fotos: Mary Paes | PMM