Esta segunda-feira (5) começou em festa para a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Ana Maria Ramos, localizada no bairro Zerão. A instituição preparou uma homenagem para as professoras do 2° ano, em comemoração ao esforço na alfabetização dos estudantes. A homenagem incluiu brindes, um lanche especial e a performance do hino nacional.
A Emef Ana Maria Ramos tem um dos maiores índices de alfabetização da rede municipal, como revelaram as avaliações do programa Educa Macapá, apresentadas aos gestores este mês. Para a professora Ana Cláudia, uma das homenageadas esta manhã, esse é o reconhecimento de um trabalho que está sendo feito desde o retorno das aulas presenciais.
“A oportunidade de dividir as crianças por nível está nos ajudando muito, tanto que o resultado já é perceptível. Estou super otimista com a meta de zerar o número de não-leitores, porque já consegui isso com a minha turma. Meus estudantes não reconheciam as letras, e hoje já conseguem ler frases. Pra mim é uma sensação de dever cumprido”, comemora a professora.
Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, a homenagem desta segunda-feira é reflexo dos avanços importantes realizados pela Prefeitura de Macapá, desde 2021.
“Nosso maior objetivo é buscar a alfabetização na idade certa. Através do programa Educa Macapá e diversas iniciativas pedagógicas, como o plano de recomposição de aprendizagem, podemos alcançar a equidade. Quando celebramos um momento como esse, significa que estamos no caminho certo”, ressalta o secretário.
O plano de recomposição de aprendizagem é uma iniciativa que, dentre outras medidas, divide os estudantes municipais com base nos níveis de alfabetização. Isso permite que o professor possa utilizar estratégias específicas para atender cada nível, facilitando o planejamento. O objetivo é ensinar os conteúdos que não foram obtidos durante o período de ensino remoto.
A estudante Luana Gabriela, de 10 anos, era uma das crianças não-leitoras no início do ano. Com o apoio de sua professora e as diversas estratégias implementadas, hoje Luana conta com orgulho que é leitora.
“Fico orgulhosa da minha professora, porque ela é muito boa. Eu aprendi a ler esse ano, porque ela mostrou que não era difícil. Ela me deu o maior apoio pra aprender”, conta a estudante.
Educa Macapá
O Programa Educa Macapá foi criado em 2021 pela Prefeitura, para fortalecer todas as áreas da educação municipal após o período de ensino remoto. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC). Os índices de alfabetização da rede municipal foram elaborados a partir das avaliações de fluência realizadas ao longo do ano, um dos principais eixos do programa.