Proaves é um programa criado pela Prefeitura de Macapá com objetivo de incentivar a avicultura no município. A iniciativa já contemplou mais de 80 produtores, com a doação de 100 aves para cada família, além de vacinas, insumos pecuários e ração. Nesta quarta-feira (25), foi realizada a entrega da 5° etapa, desta vez, 20 produtores do distrito de Santo Antônio da Pedreira receberam o benefício.
A entrega aconteceu no centro comunitário do distrito, onde também foi disponibilizado um ponto de vacinação para a comunidade, com vacinas de rotina e contra a COVID-19. Os agricultores da região levaram frutas, hortaliças e verduras regionais para a comercialização.
Segundo o prefeito Dr. Furlan, o programa foi criado para incentivar a pecuária de frangos e aquecer o desenvolvimento econômico do município.
“Por meio do programa, o produtor tem a oportunidade de aumentar a sua produção e de ter sua própria fonte de renda. As aves doadas podem ser utilizadas tanto para o consumo da família como para a comercialização, gerando renda e dando continuidade a cadeia produtiva”, afirmou.
Para a presidente da Associação dos Moradores do Assentamento de Santo Antônio da Pedreira, Rubiene dos Santos, a iniciativa garante um impulso significativo para a produção e renda da comunidade.
“Esta entrega é de extrema importância para nós, pois com a doação e o suporte da prefeitura, teremos a oportunidade de criar os frangos de maneira responsável e correta. Recebemos todos os insumos necessários e daqui com alguns dias vamos ter o resultado”, disse.
Proaves
O programa Proaves beneficia 200 produtores familiares com a doação de 20 mil aves distribuídas em 10 etapas. A iniciativa da Prefeitura gera renda às famílias envolvidas e fortalece também a economia local, além de promover o crescimento da avicultura em Macapá.
As famílias que recebem benefícios do programa Proaves foram selecionadas por meio do edital n° 001/2023 – Semag/PMM. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) coordena o programa e orienta as famílias contempladas.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura (Semag), Eduardo Fleury, Para melhorar ainda mais o resultado, é fundamental investir em capacitação e assistência técnica aos produtores. Para isso, a Semag fará todo o acompanhamento necessário.
“Os técnicos e médicos veterinários da Semag fazem visitas periódicas aos produtores do início até o final do ciclo de produção. Desta forma, eles terão um melhor resultado. Esse é o verdadeiro fortalecimento da agricultura familiar”, destacou.
Produtores da comunidade Vila Esperança, localizada no KM 9, da região do Maruanum, do Assentamento Raimundo Osmar Ribeiro, da comunidade Mel da Pedreira e do bairro do Coração já receberam o incentivo para a criação de aves.
Entrega de licenças ambientais para produtores da região da Pedreira
Durante a ocasião, mais 60 produtores da região da Pedreira receberam a autorização ambiental para a prática de 23 atividades agropecuárias, emitidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam).
Com a obtenção das licenças, os produtores terão a oportunidade de ampliar suas atividades de maneira sustentável, promovendo a conservação ambiental e gerando renda de maneira consciente.
Confira mais fotos