Proaves incentiva produção de avicultura na região do Pacuí

O projeto leva conhecimento prático do manejo de aves e impulsiona sonhos de jovens que pretendem trabalhar na área.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Alunos da Escola Família Agrícola do Pacuí despertam interessem na criação de aves em suas propriedades | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

“Sempre tive sonho de me formar em técnico em agropecuária e o Proaves despertou outro sonho em mim: trabalhar com avicultura”, conta Francisco Junior Costa Nogueira, de 18 anos, aluno do curso técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola do Pacuí.

“Realizo o manejo das aves e tiro minhas dúvidas quanto ao processo. Tudo que eu estou aprendendo aqui quero colocar em prática na minha propriedade no município de Itaubal”, ressalta o estudante.

Francisco Junior Costa despertou o interesse em trabalhar com avicultura após o aprendizado com Proaves | Foto: Sady Menescal/PMM

O ‘Proaves’ foi lançado pela Prefeitura de Macapá no dia 16 de outubro. Técnicos e alunos acompanham as 660 aves que vão compor a alimentação escolar de crianças do município. O projeto fomenta o desenvolvimento e possibilita o aprendizado prático na cadeia produtiva de avicultura.

“Visitei a escola em maio de 2021 e observei que a instituição tinha um enorme potencial para ajudar no desenvolvimento de Macapá. Na época, estava passando por necessidades econômicas e com poucos alunos por conta da pandemia. A ideia de lançar o Proaves surgiu e começamos a a estruturar a escola para receber o projeto. Além de trazer benefícios para o município, o Proaves incentiva à educação do campo”, ressalta o prefeito Dr. Furlan.

Reconhecimento
O biólogo e técnico em agropecuária, Jorge Costa dos Santos, se formou na escola e trabalha há 20 anos na instituição. Para ele, o reconhecimento da instituição, por meio do Proaves, é um sonho que está se concretizando.

“Ver a escola crescendo e sendo reconhecida é a realização de um sonho. Durante muito tempo, tentávamos parcerias, mas nunca dava certo. O Proaves trouxe desenvolvimento, formação, geração de emprego e renda, além de economia para a nossa região”, comenta o profissional.

A diretora da escola, Bianca Rigamonti, agradece o incentivo que a Prefeitura de Macapá trouxe para a instituição.

“Nos próximos anos, prevejo um avanço enorme para a nossa escola e para o nosso município.  Tudo isso graças ao Proaves e ao investimento realizado pela Prefeitura de Macapá”, finaliza Bianca Rigamonti.

Biólogo e técnico em agropecuária, Jorge Santos, explicando a pesagem dos pintos | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
Escola Família Agrícola do Pacuí está localizada na estrada para distrito de São Joaquim do Pacuí | Foto: Adevaldo Cunha/PMM