Criança com boa saúde é criança feliz! E criança feliz aprende e se desenvolve melhor na escola. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), vem desenvolvendo o projeto Criança Saudável nas escolas de educação infantil do município. A primeira etapa do projeto, que iniciou em agosto deste ano, encerrou nesta terça-feira (28), com atendimentos na creche municipal Wanda Cruz, localizada na Zona Norte da capital. Cerca de 100 crianças foram atendidas, nos turnos da manhã e tarde.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré, o projeto retorna no ano letivo de 2024 e vai percorrer todas as escolas de educação infantil do município, com o objetivo de obter um diagnóstico mais preciso da saúde nutricional das crianças. “A partir desse diagnóstico obtido pelo projeto, é possível desenvolver estratégias em parceria com a secretaria de Educação, para a melhoria da saúde e desenvolvimento educacional dos estudantes da nossa rede de ensino”, destacou Aymoré.
A iniciativa busca avaliar a situação nutricional, alimentar e atualização do calendário vacinal de crianças de 0 a 5 anos, que sejam atendidas pela rede de ensino municipal.
Além da verificação de peso e altura das crianças, faz parte da avaliação nutricional, a entrevista com os pais ou responsáveis pelo aluno, para o conhecimento da rotina e hábitos alimentares da criança. Ao ser detectada alguma alteração durante as avaliações das crianças, os pais são encaminhados para a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de suas residências, para acompanhamento.
A dona de casa Angélica Cardoso, de 32 anos, é mãe do pequeno Enzo Gabriel, estudante do 1° período da creche Wanda Cruz. Ela contou que estava contente com a ação na escola, pela importância do cuidado com a saúde das crianças. “Pela avaliação, o Enzo está com boa saúde nutricional e agora vamos aproveitar para atualizar a carteira de vacina dele. Estar com as vacinas em dia é muito importante”, enfatizou a dona de casa.
Paula Picanço, nutricionista da Semed, falou sobre o cardápio alimentar seguido pelas escolas da rede do município. “A alimentação na escola segue os parâmetros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e o cardápio é pensado, para evitar a utilização de produtos multiprocessados na preparação do alimento das crianças. A merenda na rede municipal de ensino segue critérios rigorosos de qualidade que somam para a saúde dos nossos alunos”, ressaltou a nutricionista.
O projeto Criança Saudável é coordenado pelo Departamento de Ciclos da Vida, Departamento de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Vigilância em Saúde.