Premiação aos estudantes encerra a 2ª edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá

Os três projetos de maior destaque em cada categoria foram premiados

Por Léo Nilo e Ingra Tadaiesky - Secretaria Municipal de Educação

O encerramento aconteceu no Centro de Educação Valquíria Lima, localizado no centro da cidade | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A 2ª edição da Feira Virtual de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac), encerrou em grande estilo neste sábado (5). Ao longo do evento, 60 trabalhos foram apresentados para os avaliadores, que celebraram as inovações e criatividade dos estudantes com prêmios e credenciais para eventos nacionais. O encerramento aconteceu no Centro de Educação Valquíria Lima, localizado no centro da cidade.

Esta foi a primeira edição da FectiMac em que a população pôde ver pessoalmente a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. No decorrer dos dois dias de exposição, o público assistiu a diversas apresentações das turmas da Educação Infantil, Fundamental I e II e Educação Especial.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Elita Nunes Melo, foi premiada com o primeiro lugar na categoria Linguagens com o experimento “Multiplicando Saberes e Conhecimentos”. A estudante Analicy Otoni, de 7 anos, apresentou o trabalho com seus colegas e disse que aprendeu e se divertiu muito.

“A gente tentou ensinar os alunos a aprender a ler com jogos educativos. Então, foi muito legal os jogos, as atividades. Foi um momento de grande alegria ganhar essa medalha”, afirmou a criança.

A escola recebeu ainda a premiação de terceiro lugar e o título de Escola Destaque. O professor do 2° ano, Maciel Mendes, fala sobre o sentimento: “Hoje é uma noite singular da nossa história. O reconhecimento veio através de muito trabalho, não só da escola, mas também de pais que apoiaram e entenderam a importância de instigar a pesquisa e a ciência nas crianças”, diz ele.

Na ocasião, o reconhecimento chegou para além das escolas e o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, também foi contemplado com o Prêmio Tucuju destaque em educação. O secretário ressaltou que o objetivo da feira é justamente promover o interesse pela pesquisa e criatividade.

“Nós precisamos utilizar todas as ferramentas necessárias para o avanço da educação e a feira de ciências vem trazer algo especial, que é despertar ainda mais as nossas crianças para o conhecimento cada vez mais cedo”, ressaltou o secretário.

O secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Escolas das redes municipal e estadual de todo o país participaram da 2º edição da FectiMac e a 3ª edição já está confirmada para 2023.