Prefeitura visita Clínica Escola do Autista em São Paulo e estuda implantação de centro em Macapá

Após visita técnica de gestores, Município estuda elaborar um projeto adaptado às realidades da capital.

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Clínica Escola do Autista em Santos (SP) é referência no atendimento | Foto: Semmopp

Ofertar um atendimento adequado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um dos serviços que a Prefeitura de Macapá vem buscando implantar na capital. Essa semana, uma equipe de gestores viajou até a cidade de Santos, em São Paulo, para conhecer a Clínica Escola do Autista, que é referência no país.

“Sabemos da importância do acolhimento e tratamento adequado. A Clínica Escola do Autista é referência nesse serviço, então viemos conhecer a instituição que, com certeza, vai nos possibilitar ampliar ideias e adaptá-las para a nossa realidade em Macapá”, explica a secretária municipal de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan, que integra a comitiva.

Equipe de gestores de Macapá em visita à Clínica Escola do Autista | Foto: Semmopp

O Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren) como também é chamada a clínica, tem uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, nutricionistas e educadores que atendem pacientes de todas as idades.

Na visita, os gestores de Macapá tiveram a oportunidade de conhecer o prédio e espaços como a horta, pátio coberto, quadra esportiva, brinquedoteca e consultório odontológico. São doze salas de atendimento com áreas acessíveis incluindo elevador, corredores e portas adaptados. A clínica tem capacidade para atender até 120 pessoas.

Além da estrutura física, a comitiva conheceu os métodos de atendimento, desde o acolhimento dos pacientes até as etapas do tratamento.

“A reunião foi conduzida pelos psicólogos do centro que apresentaram como é realizado o atendimento, a faixa etária e os encaminhamentos. Também nos mostraram o espaço físico da instituição e discutiram sobre as potencialidades e fragilidades do serviço. É importante compreendermos esse contexto”, ressalta a coordenadora de Atenção Básica do município, Joelma Ribeiro.

Também participou da visita a secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação (Sempla) de Macapá, Leila Gomes. Com a experiência, a prefeitura estuda elaborar um projeto adaptado às realidades da cidade.

Comitiva da Prefeitura de Macapá conheceu como é feito o acolhimento dos pacientes | Foto: Semmopp