A Prefeitura de Macapá concluiu na manhã desta quarta-feira (10) os serviços de limpeza na Comunidade Redenção, na Zona Sul de Macapá. Durante uma semana, 40 homens da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana estiveram trabalhando na área com o auxílio de máquinas pesadas para remoção de entulhos.
A ação foi concentrada na área de ressaca, ocupada por aproximadamente 250 famílias. 26 caçambas cheias de lixo foram retiradas do local. Entre o material recolhido estavam garrafas PET, de vidro, restos de obras e carcaças de eletrodomésticos. Também havia muito caroço de açaí.
De acordo com o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, os resíduos despejados de maneira irregular são responsáveis por obstruir os canais que dão vazão à água da chuva. A principal consequência dessa obstrução são os alagamentos.
“A prefeitura de Macapá está trabalhando na limpeza da cidade e priorizando esses pontos que correm risco de alagamentos por causa do amontoado de lixo que dificulta a vazão da água. Na comunidade Redenção concluímos hoje os trabalhos e contamos com a ajuda da população para preservar a área limpa”, disse o secretário.
Para a limpeza do local, a Zeladoria contou com o auxílio de uma retroescavadeira e três caçambas. A Prefeitura pede que a população denuncie a prática ilegal de despejo de lixo ligando para o disque denúncia pelo número (96) 99970-1078. As informações também podem ser repassadas diretamente no prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem.
Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana