Prefeitura recolhe resíduos do Bailique para descarte correto em Macapá

Uma vez no mês, após a balsa que faz o transporte atingir o quantitativo máximo, os resíduos são trazidos para a cidade e destinados ao aterro sanitário

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Descarte de lixo, do Arquipélago do Bailique | Foto: Merlim Pires/PMM

A Prefeitura de Macapá, na manhã desta quinta-feira (15), realizou o desembarque da balsa que transporta resíduos do distrito do Bailique. O recolhimento aconteceu no Canal do Jandiá, Zona Norte da capital, através das equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur).

Uma vez no mês, após a balsa que faz o transporte atingir o quantitativo máximo, os resíduos são trazidos para a cidade e destinados ao aterro sanitário. A iniciativa visa evitar o descarte irregular em vias e rios do Distrito.

Ainda no distrito, os resíduos são depositados em um local específico e repassados para a balsa. Em Macapá, um caminhão de recolhimento com equipes faz a retirada da balsa para o caminhão e levam até o aterro sanitário. A depender do quantitativo, é necessário dar mais de uma viagem.

A ação também entra como uma aliada no combate à poluição de rios e principalmente como prevenção de enchentes, pois os resíduos depositados de forma irregular no rio acabam obstruindo áreas e causam transtorno para a população da região.

Para o secretário da Zeladoria Urbana, Helson Freitas, esse serviço é fundamental para o distrito do Bailique e para a cidade na totalidade. No período do inverno amazônico, o serviço se torna ainda mais importante devido ao risco de alagamentos em áreas obstruídas por resíduos.

“Estamos realizando um serviço muito importante para nossa população, a área do Bailique não tem uma área adequada para destinação destes resíduos, então a gente traz até a capital para levar ao aterro. Neste período invernoso, esse trabalho evita o descarte irregular e a desobstrução de áreas que podem causar alagamentos e enchentes. Por isso, também contamos com a colaboração de nossos moradores destes distritos”, enfatizou o secretário.