Prefeitura realiza oficina de massagem relaxante para mulheres de baixa renda em Macapá

Capacitação faz parte das ações da gestão municipal em homenagem ao mês da mulher e aconteceu no bairro Marabaixo

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cerca de 15 mulheres aprenderam técnicas básicas de massagem | Foto: Arthur Alves/PMM

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ao mês da mulher, a Prefeitura de Macapá, em parceria com o Centro de Ensino Madre Tereza, realizou nesta quinta-feira (7) uma oficina de capacitação em massagem relaxante para mulheres de baixa renda atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Igualdade, localizado no bairro Marabaixo 3.
 
O objetivo da iniciativa é oferecer uma oportunidade de geração de renda para as mulheres que enfrentam dificuldades financeiras e sociais, além de promover o bem-estar físico e mental delas. A oficina contou com a participação de cerca de 15 mulheres, que aprenderam as técnicas básicas de massagem, os benefícios da terapia, os cuidados com a higiene e a ética profissional.

Moradora do bairro KM 9, Rafaela Quadros, disse que a oficina foi uma oportunidade de se qualificar e de se valorizar.

“Eu achei muito bom, porque eu aprendi uma coisa nova, que eu posso usar para me relaxar e para ajudar outras pessoas. Eu também achei importante porque me senti mais confiante e mais capaz de fazer algo por mim mesma. Eu quero continuar me aperfeiçoando e quem sabe até trabalhar com isso”, declarou.

Durante a oficina, os alunos aprenderam técnicas básicas de massagem, desde os benefícios para saúde física e mental até os tipos de óleos e aromas utilizados. Além disso, também foi ensinado como preparar o ambiente para a massagem; como atender os clientes de forma profissional e ética.

Outra participante da ação foi Raimunda Alves, moradora do Bairro Marabaixo IV. Ela elogiou a iniciativa e disse que a massagem pode ser uma fonte de renda complementar para ela.

“Eu gostei muito da oficina, porque eu vi que a massagem é uma coisa simples, mas que faz muito bem. Atualmente estou desempregada, então eu acho que a massagem pode ser uma forma de ganhar um dinheiro extra, atendendo em casa ou indo à casa das clientes”, disse.

A próxima capacitação acontece nesta sexta-feira (8), com a oficina de assistente administrativo. Para participar, basta ir até o CRAS no horário do curso, das 8h às 12h. As vagas são exclusivas para as mulheres cadastradas no CRAS Igualdade.

A coordenadora do dispositivo, Simone Coelho, explicou que a oficina faz parte de um conjunto de ações desenvolvidos para as mulheres de baixa renda, da sua área de abrangência, no mês de março, para fortalecer o empoderamento feminino e a autonomia das mulheres.

“Nós queremos que elas se reconheçam como sujeitos de direitos, que tenham acesso à informação, à educação, à saúde, à cultura e ao trabalho. Por isso, nós oferecemos diversos serviços e atividades, como orientação social, acompanhamento familiar, grupos de convivência, cursos profissionalizantes, oficinas de artesanato, palestras, rodas de conversa, entre outros”, afirmou.