Prefeitura realiza encontro dos produtores locais com instituições financeiras para capacitação de crédito rural

Capacitação é uma parceria com a Sicredi e Banco da Amazônia no distrito do Santo Antônio da Pedreira

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Produtores locais participam do encontro de capacitação de crédito rural no Centro Comunitário do Santo Antônio da Pedreira | Foto: Elisa Maciel/PMM 

Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Macapá realizou um encontro com produtores locais do distrito do Santo Antônio da Pedreira para capacitação de crédito rural. Técnicos de duas instituições financeiras, Sicredi e Banco da Amazônia, explicaram como funciona a habilitação para o crédito.

O encontro contou com a presença do secretário municipal de agricultura, Eduardo Fleury, que destacou a importância do acesso ao crédito para os produtores da agricultura familiar. Os produtores também relataram suas expectativas e experiências com o financiamento.

“Estamos realizando uma grande reunião com os agricultores da agricultura familiar, que são os responsáveis por produzir alimentos e gerar renda para o município. Nesse encontro, trouxemos duas instituições financeiras que oferecem linhas de crédito específicas para o setor rural, o Banco da Amazônia e a Cooperativa Sicredi. A Prefeitura está facilitando o acesso ao crédito, levando as instituições até o campo, e também garantindo as licenças ambientais, que são um requisito para o financiamento. Nosso objetivo é apoiar e valorizar o homem do campo, que trabalha com compromisso e respeito pela natureza”, afirma o secretário.

“Para mim, esse encontro foi muito importante, porque eu pude conhecer melhor as opções de crédito que existem para o meu trabalho. Eu sou produtor de farinha e frango, e preciso investir em equipamentos e insumos para melhorar a qualidade e a produtividade. Com o financiamento, eu vou poder ampliar os meus projetos familiares e aumentar a minha renda”, conta Cleber da Conceição, 44 anos, morador do Distrito do Tracajatuba e trabalha com manejo de farinha e frango. 

“Nós viemos aqui para apresentar a nossa cooperativa, que é a Sicredi, e mostrar como ela pode ajudar os produtores locais a desenvolverem seus negócios. Nós temos uma parceria com a Prefeitura, que nos convidou para participar desse encontro, e estamos muito felizes em estar aqui, junto com o Banco da Amazônia, para oferecer crédito rural com condições diferenciadas. Nós queremos trazer mais fomento, mais pluralidade e mais cooperação para a comunidade”, declara Allan Ajala, gerente de segmentos da Sicredi.

Confira mais fotos: