Prefeitura intensifica campanha ‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’ para evitar acidentes em Macapá

Ação acontece por meio de palestras em escolas da capital e blitze educativas e repressivas.

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Campanha acontece na primeira quinzena de abril | Foto: Arquivo/PMM

A ingestão do álcool, uso de celular e velocidade alta são apontadas como as principais causas de acidentes no trânsito e a partir dessa realidade, a Prefeitura de Macapá intensifica a campanha ‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’. As ações educativas acontecerão entre de 1º a 13 de abril nas ruas e escolas da capital.

O projeto faz parte das atividades executadas pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), em parceria com o grupamento de trânsito da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A ação acontece por meio de palestras em escolas da capital e blitze educativas e repressivas próximo a bares, restaurantes e locais de grande concentração de jovens, quando a equipe responsável fará a distribuição de informativos alertando sobre os perigos de acidente no trânsito após o consumo de bebida alcoólica e de infrações como dirigir manuseando celular, o não uso do cinto de segurança, ultrapassar os limites de velocidade, dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e conduzir moto sem o capacete.

Ação também acontecerá em escolas da capital | Foto: Arquivo/PMM

De acordo com o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, a Prefeitura de Macapá trabalha na sinalização das vias da capital para dar mais segurança aos motoristas, mas é necessário ter o comprometimento dos condutores para que as leis de trânsito sejam respeitadas.

“O intuito da CTMac é sensibilizar e conscientizar todos os condutores, principalmente os jovens, que aproveitam as opções noturnas para se divertir com responsabilidade. Orientamos que bebida e direção não combinam e pedimos que os mesmos respeitem as regras para que todos possam circular nas vias de Macapá com segurança”, destaca.

Equipes da CTMac estarão em vários pontos de Macapá | Foto: Arquivo/PMM

Infrações
Segundo dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), em 2021 foram registrados em Macapá 1.888 acidentes de trânsito, entre eles 272 motoristas foram autuados por dirigir sob efeito de álcool, 82 por uso indevido de celular e 112 pela falta do cinto de segurança.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a regra. De acordo com o Art. 165 do CTB, se constatado embriaguez ao dirigir o motorista é penalizado com multa de R$ 2.934,70 e suspende o direito de dirigir por 12 meses.

Programação:

Sexta-feira, 1 de abril
Horário: 17h30
Blitz educativa nas vias de Macapá

Terça-feira, 5 de abril
Horário: 17h30
Blitz educativa nas vias de Macapá

Quarta-feira, 6 de abril
Horário: 17h30
Blitz educativa nas vias de Macapá

Sexta-feira, 8 de abril
Horário: 17h30
Blitz educativa nas vias de Macapá

Segunda-feira, 11 de abril
Horário: 8h às 12h e 14h às 17h
Palestra educativa na Escola Estadual José de Anchieta

Terça-feira, 12 de abril
Horário: 8h às 12h e 14h às 17h
Palestra educativa na Escola Estadual José de Anchieta

Quarta-feira, 13 de abril
Horário: 17h
Blitze repressivas nas vias de Macapá