Prefeitura inicia Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti em Macapá

Após a conclusão do ciclo, a Vigilância em Saúde vai elaborar estratégias para conter a proliferação dos mosquitos, reduzindo assim o índice de doenças provocadas, como a Dengue e Chikungunya

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti- LIRAa | Foto: Arquivo/PMM

Nesta segunda-feira (19), às 8h, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) inicia o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). A ação visa colocar os agentes de endemias em visitas domiciliares, com o intuito de verificar a quantidade de infestação predial Aedes aegypti que esses locais podem possuir.

A pesquisa será dividida por bairros e cada um deles receberá uma porcentagem que indica se a proliferação está em níveis adequados ou elevados. Será feita a verificação de itens como pneus, lixeiras, vaso de plantas, dentre outros.

A verificação usará uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

Após a conclusão do ciclo, a Vigilância em Saúde vai elaborar estratégias para conter a proliferação dos mosquitos, reduzindo assim o índice de doenças provocadas.