Prefeitura impulsiona a agricultura local com incentivos em assistência técnica, mecanização agrícola e auxílio no escoamento de produção 

60 dias após a plantação, foram colhidos cerca de 25 mil pés de milho, em uma área de 22.500 m²

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Na manhã desta terça-feira (5), a Prefeitura de Macapá acompanhou de perto a colheita de milho do produtor José Ribamar, em sua propriedade localizada no distrito Ressaca da Pedreira. Ele, que trabalha com a plantação do cereal há mais de uma década, recebe incentivos da gestão municipal desde a fase inicial de preparação do solo até a etapa final de escoamento do produto.

60 dias após a plantação, foram colhidos cerca de 25 mil pés de milho, em uma área de 22.500 m². Com suas boas práticas agrícolas e com o apoio recebido da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), por meio da assistência técnica, mecanização agrícola e auxílio no escoamento de seu produto, sua produção e renda  aumentaram. 

Ribamar destaca que o apoio técnico e a mecanização agrícola são primordiais para um bom resultado na colheita. Ele afirma que houve uma transformação em seu desempenho de produção. 

“Nós temos o apoio dos profissionais que conhecem exatamente as melhores práticas, consigo melhorar cada etapa do processo. Iniciei minha vida na roça com o plantio de milho e estou vendo crescer cada dia mais. Agora consigo lucrar em poucas horas de feira, o dobro do que fazia antigamente”, disse. 


Além de abastecer as feiras promovidas pela prefeitura, Ribamar contribui para a merenda escolar nas instituições de ensino municipal. Ele garante que é uma fonte de alimentos confiável e saudável para as crianças da região. 

O incentivo da gestão municipal não se limita apenas à fase de plantio, mas se estende por todo o ciclo de produção. Desde assistência técnica até apoio logístico para escoamento do produto. Juliano Del Castilo, secretário municipal de Agricultura, destaca que esse é um dos incentivos para com a agricultura familiar. 

“A agricultura familiar é a base que abastece a mesa de cada família em nosso estado. Portanto, precisamos incentivar  e fortalecer continuamente o setor de produção. Com este apoio, damos alternativas de renda para que os agricultores possam continuar trabalhando e produzindo, garantindo assim a sustentabilidade de suas comunidades”, disse.