A Prefeitura de Macapá já solicitou ao Ministério da Saúde o reabastecimento dos imunizantes contra a covid-19 Pfizer/BioNtech Baby, para crianças de 6 meses a 3 anos incompletos, e CoronaVac, utilizado para vacinação de crianças entre 3 a menores de 5 anos.
O reabastecimento é essencial para a continuidade da vacinação desses públicos, que atualmente estão em falta desde a última quinta-feira (5) no estoque da Central Municipal de Imunização. Todas as doses enviadas já foram utilizadas.
Em comunicado, o Ministério da Saúde admitiu que há um desabastecimento nacional dos imunizantes, e que busca junto aos laboratórios fabricantes o adiantamento das entregas das doses previstas para o fim desde mês.
“A garantia dessas doses é muito importante para que possamos avançar na imunização, melhor ferramenta que temos para combater a covid-19. Estamos em diálogo junto ao Ministério da Saúde e ao Governo do Amapá para que possamos ter acesso a essas vacinas assim que for possível”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.
Avanço na vacinação
Desde setembro de 2022 o município de Macapá busca junto ao Ministério da Saúde e Governo do Estado a autorização para a liberação da segunda dose de reforço, ou 4ª dose, da vacina contra a doença para o público em geral acima de 18 anos.
Atualmente, a 4ª dose do imunizante está liberada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal para pessoas acima de 18 anos com comorbidades, profissionais da saúde, das forças de segurança, transporte e imprensa. Já para o público sem comorbidades, a vacina está disponível para maiores de 40 anos para aqueles que já tomaram a terceira dose há mais de 6 meses.
O município de Macapá tem conseguido avançar na vacinação da população, dados do LocalizaSUS, plataforma do Ministério da Saúde que contabiliza as informações sobre a vacinação contra a Covid-19, apontam que entre os adultos maiores de 18 anos, quase 69% já receberam a primeira dose contra a doença e 68,95% já receberam a segunda dose.
Já entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 72,79% já receberam a primeira dose do imunizante e 52,96% estão com a segunda dose em dia.
Em relação ao público infantil, 6,29% das crianças entre 6 meses a menores de 3 anos já iniciaram o esquema vacinal com a primeira dose. Das crianças entre 3 a menores de 5 anos 48,36% receberam a primeira dose e 11,19% receberam a segunda.
Entre as crianças de 5 a 11 anos, 48,36% receberam a primeira dose e 30,85% a segunda dose.