Prefeitura de Macapá remove mais de 75 toneladas de lixo no bairro Nova Esperança

No local, três lixeiras viciadas foram removidas, onde foi possível encontrar lixo doméstico, carcaças de eletroeletrônicos, de madeira, garrafas de plástico e resíduos vegetais

Mônica Silva – Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Em uma semana de serviço, a prefeitura de Macapá recolheu mais de 75 toneladas de lixo no bairro Nova Esperança. O trabalho foi executado por equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana com auxílio de três caçambas, um trator e duas retroescavadeiras.

No local, três lixeiras viciadas foram removidas, onde foi possível encontrar lixo doméstico, carcaças de eletroeletrônicos, de madeira, garrafas de plástico e resíduos vegetais, como caroços de açaí. De acordo com alguns moradores, o descarte é feito pela própria comunidade e munícipes de outros bairros.

O secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, disse que a prefeitura está fazendo sua parte limpando a cidade, mas a população precisa ajudar e não jogar lixo em locais públicos. “Paralelo a esse trabalho de limpeza também faremos a campanha educativa junto à comunidade para evitar lixo em vias públicas. A orientação será permanente nesses locais até que os moradores se acostumem com o modelo que estamos propondo. Limpar é nossa responsabilidade, mas manter a cidade limpa é um dever de todos”, reforçou Jean Patrick.

Conscientização

Após a limpeza, as equipes de conscientização da Zeladoria Urbana permanecerão no bairro conversando com os moradores, comerciantes e empresários da área. O objetivo é evitar que a população volte a sujar o local.

A Zeladoria também irá fazer a fiscalização para notificar e autuar os infratores. Desta vez, o trabalho ganha reforço com o apoio da Associação de Moradores. O presidente, Sidney Azevedo Campos, disse que todos estão mobilizados para denunciar os sujões. “A prefeitura veio e limpou, agora cabe a nós manter nosso bairro assim. Todos os moradores estão em alerta e quem for visto jogando lixo em via pública será denunciado”, concluiu o presidente.

Denúncia

As denúncias sobre lixeiras viciadas e pessoas que jogam lixo em via pública podem ser feitas através do número (96) 99171-6190.

Ao ser flagrado pela Zeladoria, a pessoa que comete infração de descarte irregular de resíduos pode ser notificada, podendo ser multada com valores entre R$ 500 e R$ 2 mil e até responder por crime ambiental. Se utilizar veículo, o transporte pode ser apreendido e levado para a delegacia. A infração também pode ser denunciada no prédio da secretaria, localizado na avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.