A Prefeitura de Macapá inicia uma nova etapa na construção da Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos, que vai interligar a zona norte ao centro. Agora, as equipes trabalham na compactação do solo, na construção das camadas de aterro, e no alargamento da via que terá cerca de 17 metros. Após isso, será feita a base e então a via receberá a massa asfáltica.
Para que a obra seja entregue com qualidade e no menor tempo possível, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob), reforça as equipes para execução dos serviços, cerca de 30 máquinas trabalham no esquema de revezamento. A nova estrada faz parte do maior plano de mobilidade urbana de Macapá e terá 2,5 km de extensão. O objetivo é ampliar o acesso de novas rotas para os lados extremos da cidade.
“Tínhamos um grande problema no trânsito para a zona norte, mas com a conclusão da construção da Via Expressa vamos reduzir os congestionamentos e assim diminuir o tempo. Essa é uma obra de mobilidade completa que vai trazer muitos benefícios para a população, e principalmente a qualidade de vida dos moradores da zona norte que contempla cerca de 20 bairros”, conta o secretário municipal de Obras, Cássio Cruz.
O investimento ultrapassa de R$ 16 milhões, recursos oriundos do Tesouro Municipal e baseado no programa de Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes). A via expressa ligará a Rua Raimunda Capiberibe, no bairro do Novo Horizonte, à Avenida Maximiano dos Santos Moura, no Pacoval.
O novo acesso dará fluidez ao trânsito pela Rua São Paulo, uma das principais vias de ligação para a zona norte. A obra ainda contará a valorização do arborismo, uma árvore centenária terá destaque. Além disso, serão feitas a sinalização vertical e horizontal, ciclofaixa, calçada e iluminação pública 100% em LED.