Prefeitura de Macapá reforça maquinário na construção da Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos

30 equipes trabalham na estrada faz parte do maior plano de mobilidade urbana de Macapá.

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Aumento das máquinas aceleram as etapas de pavimentação | Foto: Leandro Lennon/PMM

A Prefeitura de Macapá inicia uma nova etapa na construção da Via Expressa Comandante Anníbal Barcellos, que vai interligar a zona norte ao centro. Agora, as equipes trabalham na compactação do solo, na construção das camadas de aterro, e no alargamento da via que terá cerca de 17 metros. Após isso, será feita a base e então a via receberá a massa asfáltica. 

Para que a obra seja entregue com qualidade e no menor tempo possível, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob), reforça as equipes para execução dos serviços, cerca de 30 máquinas trabalham no esquema de revezamento. A nova estrada faz parte do maior plano de mobilidade urbana de Macapá e terá 2,5 km de extensão. O objetivo é ampliar o acesso de novas rotas para os lados extremos da cidade.

“Tínhamos um grande problema no trânsito para a zona norte, mas com a conclusão da construção da Via Expressa vamos reduzir os congestionamentos e assim diminuir o tempo. Essa é uma obra de mobilidade completa que vai trazer muitos benefícios para a população, e principalmente a qualidade de vida dos moradores da zona norte que contempla cerca de 20 bairros”, conta o secretário municipal de Obras, Cássio Cruz.

Árvore será preservada | Foto: Lucas Bueno/PMM

O investimento ultrapassa de R$ 16 milhões, recursos oriundos do Tesouro Municipal e baseado no programa de Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes). A via expressa ligará a Rua Raimunda Capiberibe, no bairro do Novo Horizonte, à Avenida Maximiano dos Santos Moura, no Pacoval.

O novo acesso dará fluidez ao trânsito pela Rua São Paulo, uma das principais vias de ligação para a zona norte. A obra ainda contará a valorização do arborismo, uma árvore centenária terá destaque. Além disso, serão feitas a sinalização vertical e horizontal, ciclofaixa, calçada e iluminação pública 100% em LED.

Máquinas trabalham na área | Foto: Leandro Lennom/PMM