Prefeitura de Macapá recolhe pneus usados em borracharias para reciclagem

Ação visa evitar o acúmulo de resíduos e o descarte irregular que podem causar alagamentos e doenças

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Carreta de armazenagem colocada em frente a Cidade do Samba no Bairro Jardim Marco Zero | Foto: Wellington Barros/PMM

A Prefeitura de Macapá realizou nesta sexta-feira (12) o recolhimento de pneus usados em borracharias da cidade. O material é recolhido pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur) e levados para uma carreta de armazenagem localizada na avenida Ivaldo Veras, em frente à Cidade do Samba.

Os pneus são transportados para reciclagem fora do estado e transformados em matéria-prima para a produção de asfalto. A ação faz parte do serviço de descarte correto de pneus e é ofertado para os empreendedores do ramo.

O objetivo da ação é evitar que os pneus usados sejam descartados de forma irregular nas ruas, calçadas, terrenos baldios e canais da cidade, e assim evitar que pneus sejam criadouro de mosquitos como Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Profissionais que trabalham como condutores de veículos e donos de borracharias que participaram da ação elogiaram a iniciativa da prefeitura e destacaram os benefícios do serviço de recolhimento.

“Isso é muito importante, porque ajuda a limpar o ambiente e a evitar os focos de dengue. A gente fica agradecido por esse serviço principalmente no período de inverno no qual estamos”, disse Elilson Santos, de 39 anos, que trabalha como moto taxista.

Borracheiro há mais de 6 anos, José Carlos, trabalha em uma borracharia no Bairro Jardim Marco Zero, onde a Prefeitura já fez o recolhimento de pneus mais de cinco vezes desde que o serviço foi reativado. Ele fala sobre como a iniciativa facilita a vida de quem trabalha no ramo e os males que evita.

“Eu acho muito bom esse serviço, porque a gente não tem onde colocar esses pneus velhos. Eles ficam ocupando espaço e podem trazer doenças. A prefeitura somando com a gente facilita e nós temos que fazer nossa parte também. Agora podemos ficar mais tranquilos, sabendo que os pneus vão ter um destino correto” afirmou.

Desde que a iniciativa foi retomada, no final do mês de setembro de 2023, já foram mais de 7 carretas transportadas, o que representa mais de 35.000 pneus e cerca de 120 toneladas desse tipo de resíduo recolhido para a destinação correta e reutilização.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, ressaltou a importância de descartar os pneus usados de forma adequada e pediu a colaboração da população para manter a cidade limpa e organizada.

“Estamos fazendo um trabalho importante que evita vários problemas causados pelo acúmulo de pneus usados. Mas também precisamos da conscientização e da ajuda dos nossos munícipes para não jogar pneus nas ruas, nos canais, ou em terrenos baldios. Procurem a prefeitura, que nós vamos buscar e dar o destino correto”, enfatizou o secretário.

Confira mais fotos: