Na quarta-feira (14) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam) recebeu a doação de 3,6 mil mudas de açaí, ipê amarelo e eucalipto do viveiro florestal da empresa Amapá Florestal e Celulose S.A (Amcel), localizado no município de Tartarugalzinho. As doações irão compor o plano de arborização de Macapá.
As espécies foram escolhidas devido a versatilidade que elas possuem: embelezam a cidade, auxiliam na purificação do ar, controlam a temperatura e possuem raízes sutis que não causam danos futuros em ruas e calçadas. Quanto ao açaí, estas serão destinadas aos produtores rurais de comunidades próximas da capital.
Durante a visita no viveiro florestal, o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira, afirma que as mudas serão plantadas em pontos que necessitam de arborização.
“Elas serão as responsáveis por embelezar a cidade, mas também proporcionar clima agradável para a área. Podemos ver que as espécies que recebemos da Amcel são de altíssima qualidade e em breve serão plantadas nos bairros de Macapá”, explica.
Na oportunidade, a Semam também recebeu 587 unidades das espécies Saboneteira, Escotilha africana, Aroeira, Jacarandá, Paim e Ipê roxo, doadas pelas Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) em 2021 e que estavam sob os cuidados da empresa para realizar o processo de germinação e proporcionar os cuidados iniciais para a secretaria realizar o plantio.
O supervisor florestal de Viveiro da Amcel, Márcio Visnoveski, explica que após ver o planejamento junto com a Semam, para arborização da cidade de Macapá, a empresa sentiu interesse em contribuir com a ação nas seguintes etapas.
“O novo objetivo é colaborar com o Projeto de Arborização de Macapá, incentivar a produção de sementes arbóreas e promover a importância de ter uma cidade bem arborizada”, expressa.