A Prefeitura de Macapá reativou o barco Comandante Abemor Coutinho para escoamento de produtos das comunidades do distrito do Bailique. O transporte passou por reforma estrutural completa e regulamentação de documentos para o funcionamento.
A embarcação começou a ser utilizada na última quinta-feira (19) para visitas do Município às comunidades do arquipélago, onde está sendo realizado o cadastramento de moradores em projetos, além da doação de mudas de açaí.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura (Semag), Raimundo Costa, a embarcação será uma ferramenta para o projeto “Bailique Agro-Conectado: as riquezas da Amazônia”. A iniciativa visa auxiliar os produtores locais no transporte e comercialização na capital e em outras regiões.
“Trabalhamos muito para colocar o barco em andamento e poder beneficiar nossas comunidades que tanto precisam. É uma ferramenta muito importante e não podemos deixar de usá-la para levar o desenvolvimento”, explicou o secretário.
Simone Campos, 27 anos, é dona de uma mercearia na comunidade Gurijuba e pertence a uma família de agriculturoa da região. Ela também possui interesse na produção de açaí e hortaliças, mas conta que há dificuldades em manter a atividade no local.
“Aqui nós temos uma riqueza extraordinária, mas muitas vezes a gente é impossibilitado de desfrutar dessas riquezas por falta de oportunidade ou de investimento, de recurso que a gente não tem. As vezes os produtos estragam porque não tem para onde levar. Esperamos que haja continuidade nesse projeto”, conta.