Prefeitura de Macapá realiza oficina de maquiagem profissionalizante para mães de crianças autistas

Projeto atende mães de crianças autistas e visa desenvolver novas habilidades e capacitar esse público para o mercado do empreendedorismo

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Ganhar uma renda extra é sempre bem-vindo e cuidar da beleza eleva a autoestima, nesta perspectiva de empreendedorismo e de cuidados, a Prefeitura de Macapá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e projeto CrasAmorTEApoia promoveu uma oficina profissionalizante de maquiagem e aplicação de cílios para mães de crianças autistas que fazem parte do projeto. A ação ocorreu nesta quinta-feira (26) no Conjunto Habitacional Macapaba.

A proposta visa desenvolver novas habilidades e gerar renda extra, além de inserir mulheres que são mães de crianças autistas no mercado de trabalho. Muitas não conseguem trabalhar fora devido ao cuidado intensivo que precisam prestar aos seus pequenos.

Nádia Medeiros, ficou encantada com o mundo dos cosméticos. “Eu amei esse trabalho realizado, uma atenção e cuidado com a gente que não tem tempo de se cuidar. Nunca tinha usado maquiagem e gostei do resultado”, declarou Nádia.

A enfermeira, Maryane Seabra, é diretora de uma marca cosméticos há oito anos, uma das parcerias da ação, ela ressalta que a oficina profissionalizante é um meio de conquistar o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, de elevar sua própria autoestima.

“A oficina de maquiagem trabalha não só habilidades e noções de autocuidado, mas também abre as portas para a geração de renda extra com maneiras de empreender num mercado bastante promissor”, destaca.

A ação é de iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor, que desenvolve uma série serviços e oficinas profissionalizantes destinados a mulheres mães de crianças com TEA.

No Conjunto Macapaba a atuação do projeto permaneceu por dois meses, realizando atendimentos em saúde, bem-estar, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, pediatra, vacinação, corte de cabelo, autocuidado e técnicas de empreendedorismo.

A coordenadora do Cras Amor, Suellen Farias, afirma que o projeto CrasAmorTEApoia encerra no dia 1º de novembro a sua primeira jornada de ações no Conjunto Macapaba.

Em 2024, o projeto segue para atendimento em um novo bairro de abrangência do equipamento. O projeto já alcançou cerca de 100 mulheres que foram acolhidas e atendidas.

“A ação realizou o primeiro encontro de apresentação, mais oito oficinas, sendo, quatro de cursos profissionalizantes e as demais voltadas para a área da saúde de pais e responsáveis, já o décimo encontro finaliza as ações deste ano”, concluiu a coordenadora.

Os cursos profissionalizantes foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).