Prefeitura de Macapá realiza mutirão de limpeza no Conjunto Habitacional Jardim Açucena

Como parte do planejamento de limpeza urbana da cidade, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, iniciou neste sábado ,09, os trabalhos de mutirão de limpeza no Conjunto Habitacional Jardim Açucena, zona sul da cidade. Cerca de 80 trabalhadores estão envolvidos na ação.

Divididos em três frentes, os agentes realizam ações de varrição, capina manual e mecanizada, retirada de resíduos, remoção de lixeiras viciadas. Uma pá-carregadeira, quatro caçambas e uma retroescavadeira também são usadas para recolhimento mecanizado de entulhos.

Para o morador Manoel Rodrigues Cordeiro, todos devem somar para que as ações da Prefeitura tenham uma maior durabilidade. “É preciso que cada morador faça a sua parte não jogando lixo em locais indevidos. Sempre oriento os meus vizinhos a não jogarem lixo e entulho na rua”, ressaltou Manoel.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, o mutirão de limpeza tem sido uma forma de trabalho adotada pela prefeitura para atender cada bairro por completo e de maneira mais rápida. “A prefeitura irá atender todos os residenciais e bairros com essa ação. Todos os sábados faremos um mutirão. Nossa meta é deixar a cidade limpa”, explicou.

Conscientização

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, realizou uma campanha educativa que tem como proposta buscar maior reconhecimento da população para a importância de ajudar na conservação dos logradouros públicos em toda a cidade.

“Infelizmente uma parte da população ainda não entendeu a mensagem e continua fazendo o descarte irregular de lixo. A gente pede ajuda da população para combater esse problema, que infelizmente insiste em acontecer no município”, concluiu Jean Patrick.

A prefeitura tem identificado o despejo irregular de resíduos principalmente em praças e ruas com terrenos baldios. Para denunciar o descarte incorreto do lixo, mato alto nas vias e formação de lixeiras viciadas, a população pode acionar a Zeladoria, na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na Zona Sul de Macapá.

Mônica Silva
Assessora de Comunicação

Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana