Prefeitura de Macapá realiza mapeamento de locais utilizados para o descarte irregular do lixo

Estudo mostra que calçadas, vias públicas, margem dos canais e terrenos baldios são como lixeira.

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Verificação ajuda na execução de ações de eliminação de lixeiras | Foto: Mônica Silva/PMM

Um mapeamento realizado pela Prefeitura de Macapá identificou os locais utilizados pela população para o descarte irregular de lixo na capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, responsável pelos serviços de limpeza no município, os pontos mais críticos da cidade estão nos bairros Perpétuo Socorro, Novo Horizonte, Beirol e Laurindo Banha.

Os dados da Zeladoria Urbana apontam ainda que algumas calçadas, vias públicas, margem dos canais e terrenos baldios se tornaram pontos fixos de descarte irregular. A verificação ajudará na execução de medidas que visam a eliminação desses locais, além de viabilizar campanhas de conscientização do despejo correto de resíduos na cidade.

Em 2021, as ações de combate às lixeiras recorrentes resultaram na eliminação de 53 pontos de acúmulo de lixo e entulhos. Desde janeiro deste ano, mais de cinco pontos de descarte irregular foram eliminados. Para isso, após a limpeza, a Zeladoria Urbana trabalhou a sensibilidade quanto a necessidade de manter os locais limpos.

“Lixeiras são uma prática comum em Macapá e em algumas situações, após a limpeza desse ponto, há uma reincidência. Por isso, buscamos fazer uma ação completa em cada local, com uma participação direta com a população, a apresentação de soluções e até fiscalização, que ocorre em casos mais graves”, explica o titular da pasta, Jean Patrick Farias.

Um dos pontos identificados pelo levantamento está localizado na avenida Cecília Vicente da Paixão, ao lado da Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, no bairro Pantanal, zona norte da cidade.

Cerca de 105 toneladas de entulho foram retiradas da área, entre o material, restos de podas de árvores; entulhos; pneus; eletrodomésticos como ventiladores, televisores e geladeiras; móveis como sofás, cadeiras, resto de armários; garrafas plásticas e embalagens em geral.

Denúncia
A Zeladoria Urbana orienta que a população seja parceira nas ações de limpeza e ajude a denunciar as infrações. Qualquer informação ou denúncia pode ser encaminhada para o Disque Denúncia, que funciona por WhatsApp, no número (96) 99970-1078, das 08h às 12h e das 14h às 18h.