Prefeitura de Macapá realiza mais de 3 mil consultas de pré-natal em 2022

Consultas buscam garantir a saúde da mulher e do bebê durante a gestação

Por *Giovane Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Grávida recebe atendimento multiprofissional | Foto: Arquivo/ Semsa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante o ano de 2022, segundo dados do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), contabilizou 3.156 atendimentos de pré-natal na rede municipal de saúde.

O pré-natal é um acompanhamento feito com a gestante, para garantir a segurança e a saúde durante a gravidez. O atendimento faz o monitoramento da mãe e do feto, para prevenir ou detectar possíveis patologias. Dessa forma, promovendo uma gestação saudável e garantir cuidados necessários, em caso de gestação de risco. 

Na rede municipal os atendimentos são ofertados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As consultas possibilitam um processo de autocuidado e esclarecimentos para as futuras mães. O município disponibiliza para as gestantes atendimento humanizado, acompanhamento psicológico, cartão de gestação, calendário de vacinas, solicitação de exames de rotina e orientações educativas para saúde.

Durante o pré-natal é feito o acompanhamento dos exames de rotina | Foto: Arquivo/Semsa

Cuidados do pré-natal

A Realização do pré-natal durante a gravidez é indispensável. Por meio dele é possível diagnosticar enfermidades e controlar a evolução de doenças presentes no organismo da mãe, como, por exemplo, cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes, anemias, ISTs, entre outras. Promovendo dessa forma o tratamento e evitando situações de risco para gestação e para saúde a longo prazo da mãe.

Também é possível detectar problemas fetais como de má formação da criança e eclampsia. A detecção precoce possibilita o tratamento como forma de garantia de saúde para o recém-nascido e para a mãe.

Atendimentos são ofertados em todas UBSs do município | Foto: Arquivo/Semsa

A enfermeira Maila Monice Sarnento, de 32 anos, realiza o acompanhamento das gestantes durante esse processo e pontua, “Buscamos atender essas grávidas principalmente no início da gestação, para acompanhar e realizamos orientações. Isso é importante para que ela tenha um bom pré-natal e um parto sem complicações”, explica.

Durante as consultas, os profissionais, promovem orientações nutricionais, instruções sobre higiene pessoal, práticas de exercício, hábitos para melhora o sono e caso necessário a gestante é direcionada para alguma especialidade da rede municipal. 

O pré-natal pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, sendo necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência.   

“O pré-natal realiza o suporte para a gestante e tem uma equipe de multiprofissionais atuando durante esse processo. Todo esse cuidado é feito para garantir a melhor gestação para as mulheres”, reforça Thayana Sousa, Coordenadora da Saúde Da Mulher.

*Giovane Brito – Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde