Prefeitura de Macapá realiza evento sobre cobertura vacinal de alunos e combate ao Aedes Aegypti

Encontro é parte de um esforço contínuo para garantir o bem-estar dos estudantes e a saúde pública no município

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Encontro contou com diretores e coordenadores das escolas municipais e particulares da Educação Infantil de Macapá | Foto: Merlin Pires/PMM

A Prefeitura de Macapá realizou nesta quarta-feira (20), um encontro focado na cobertura vacinal dos alunos da educação infantil e na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. O evento, coordenado pelo Conselho Municipal de Educação de Macapá (CMEM), ocorreu no auditório da 10ª Zona Eleitoral, na Zona Norte, reunindo diretores e coordenadores de escolas municipais e particulares da Educação Infantil.

A iniciativa busca sensibilizar a comunidade escolar da importância da cobertura vacinal dos alunos e processo de conscientização da família quanto ao combate ao mosquito Aedes Aegypti na capital amapaense.

Secretário de Vigilância em Saúde, Gilmar Domingues, apresentou dados  sobre o cenário da dengue na região e reforçou a necessidade de ações efetivas, ele também fala da importância da Imunização para as crianças.
 
“Precisamos unir forças para combater o Aedes Aegypti. A conscientização nas escolas é um passo fundamental para proteger nossas crianças. Também precisamos aumentar nossa cobertura vacinal, e a rede educacional é um importante dispositivo para alcançar os pais e familiares de nossos pequenos macapaenses”, enfatizou o gestor.

Parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretária Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Sindicato das Escolas Particulares (SINEP) participaram do evento.
 
Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Vera Lúcia Pinon Nery, Heverton Gonçalves, fala da importância do evento para fomentar ações implementadas na educação básica, que é uma portada de entrada para conscientizar famílias.
 
“Iniciativas como esta demonstram como a educação pode ser uma poderosa ferramenta na luta contra vetores de doenças. Discutir sobre a saúde dentro da rede de ensino ainda nos auxilia para levar para nossas instituições soluções capazes de mudar comportamentos e propagar saúde”, falou.

O encontro contou com palestras sobre o direito à saúde e educação, a identidade do CMEM, o Programa Saúde na Escola (PSE), estratégias de imunização e cenário municipal da Dengue. O evento faz parte de um esforço contínuo para garantir o bem-estar dos estudantes e a saúde pública no município de Macapá.

Presidente do CMEM, Rosylene Cunha, destaca a relevância da iniciativa.

“É essencial que a comunidade escolar esteja engajada na promoção da saúde e na prevenção de doenças. A cobertura vacinal completa é um direito de cada criança e uma responsabilidade coletiva”, destacou.

Confira mais fotos: