Prefeitura de Macapá realiza escuta pública para construção coletiva dos próximos anos de gestão

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação (Sempla) está realizando uma série de ações para escuta pública com segmentos da sociedade civil organizada. As escutas serão a base da administração pública municipal na elaboração de seu Plano Plurianual (PPA) para os próximos 4 anos. Esse processo é realizado com o objetivo de entender quais as demandas apresentadas pela população e seus anseios.

De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Fernanda Cabral, a escuta é fundamental para indicar quais são as prioridades que Prefeitura deve focar. “Nós escutamos os setores e juntos com a população entendemos o que precisamos fazer. Essas escutas públicas devem ser realizadas para que possamos construir projetos para o benefício de todos”, explica.

Ainda de acordo com a gestora, a iniciativa também atende a Lei de Gestão Compartilhada, aprovada em 28 de abril de 2021, que dispõe que a população acompanhe todos os gastos de órgãos, autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo município.

“Nós saímos do gabinete e vamos ouvir os anseios dos segmentos e da população em geral, queremos ouvir todos e compartilhar com as pessoas os nossos projetos. Dividir a responsabilidade dos mesmos. Seguindo a Lei de Gestão Compartilhada, onde a população tem participação direta na administração da cidade, além de poder fiscalizar e dar transparência para o nosso trabalho”, conclui a secretária.

A escuta pública já ouviu os segmentos de profissionais dos transportes/trânsito; ambulantes, empreendedores, feirantes; segmento da cultura; segmento dos idosos; segmento LGBTQI+; segmento do movimento negro; segmento da mulher e segmento de pessoas com deficiência.

Nesta quinta-feira (03), às 9h, será a vez do segmento do turismo ser ouvido, na sala de reuniões da Prefeitura de Macapá.

Próximas escutas
04/06 – Segmento da Educação. Local: EMEF Meu Pé de Laranja Lima às 17.
07/06 – Segmento Ambiental. Local: Bioparque da Amazônia às 15h.
08/06 – Segmento da Saúde. Local: EMEF Meu Pé de Laranja Lima às 17.
09/06 – Segmento dos Servidores Municipais. Local: EMEF Meu Pé de Laranja Lima às 17h.

Lucas Costa
Secretaria Municipal de Comunicação Social