Prefeitura de Macapá realiza atendimento oftalmológico itinerante

Protejo vai ampliar as consultas para bairros e distritos.

Por Andreza Sanches - Secretaria Municipal de Saúde

Aposentada Maria Calvo, de 67 anos, já estava há dois sem atualizar o exame oftalmológico. I Foto: Renato Costa / Semsa

“Isso é muito importante porque muitas famílias não têm condições de pagar um médico. Agora vou poder corrigir o meu grau e enxergar bem melhor”, comemorou a aposentada Maria Calvo, de 67 anos. Ela faz parte da lista de mais de 100 pacientes que foram atendidos nesta sexta-feira (5) na UBS Macapaba pelo projeto Oftalmologia Itinerante, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A iniciativa está proporcionando atendimento oftalmológico nas Unidades Básicas de Saúde do município. De acordo com a subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis, as primeiras unidades a receberem o projeto são as UBSs Macapaba e São Pedro.

“Existe uma demanda muito grande de consultas nesta área. O município vai ampliar o atendimento gradativamente e esperamos que as consultas e diagnóstico precoce de doenças oculares, melhore a qualidade de vida da nossa população”, disse a secretária.

Médico oftalmologista Pedro Marques realiza a avaliação e acompanhamento dos pacientes. I Foto: Renato Costa / Semsa

A avaliação do paciente é acompanhada pelo médico oftalmologista Pedro Marques, que conta com um consultório oftalmológico completo para o atendimento. “Já conseguimos atender mais de 150 pacientes desde abril, com exames de refração, medida de pressão ocular e fundo de olho, para um diagnóstico completo, inclusive com rastreio de doenças como retinopatia diabética, catarata e glaucoma”, explica o médico.

O agendamento dos pacientes é feito pela própria unidade de saúde que recebe o projeto, conforme o histórico clínico do paciente. A próxima ação ocorrerá na UBS São Pedro, no bairro Beirol e está prevista para o final deste mês.