Prefeitura de Macapá realiza acompanhamento dos casos positivos de Covid-19 por meio da Estratégia Saúde da Família

A Prefeitura de Macapá realiza acompanhamento dos casos positivos de Covid-19 por meio da Estratégia Saúde da Família. A atividade já acontecia pelo telemonitoramento desde o início da pandemia em Macapá, mas agora ocorre por intermédio de visitas nas áreas de cobertura do programa e proximidades. Atualmente, 665 casos positivos são monitorados em Macapá.

O monitoramento feito inclui orientação médica, de enfermagem, visita domiciliar na frente da residência, acompanhamento por telefone e evolução dos sintomas. Dos casos mapeados na capital, 118 são de pacientes na zona norte, 273 da zona sul, 54 da zona oeste, 52 da zona leste e 156 da zona sul. O bairro com o maior número de monitorados é o Buritizal, com 59 casos.

Durante as visitas, agentes fazem orientações sobre a doença, auxiliam no monitoramento dos casos confirmados e rastreio de contato, realizam busca ativa de novos casos suspeitos de síndrome gripal na comunidade, organizam o fluxo de acolhimento de modo a evitar aglomeração de grupos com mais de 10 pessoas nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, auxiliam nas atividades de campanha de vacinação, fazem orientações sobre a educação em saúde, uso de máscara, álcool em gel e higienização em tempos de pandemia.

“Nesse momento em que o comportamento humano é alterado por meio da pandemia, cabe a Estratégia de Saúde da Família fortalecer esse importante vínculo construído com a comunidade e mapear a doença colaborando de forma significativa com a sociedade e a ciência”, frisa a Dra. Verônica Cambraia.

Capacitação

Nesta semana, os profissionais passam por capacitações online sobre acompanhamento de casos e rastreio de contato, segurança do paciente e do profissional, prioridade de visita aos pacientes de risco (pessoas com 60 anos ou mais, doenças crônicas e cardiopatias).

“É necessário manter distanciamento do paciente de, no mínimo, 1 metro, não havendo possibilidade de distanciamento, utilizar máscara cirúrgica e sempre higienizar as mãos com álcool em gel”, destaca o diretor do Departamento de Saúde da Família de Macapá, Weslley Lieverson.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação