Prefeitura de Macapá realiza ação de combate à malária no Habitacional Macapaba

Agentes de endemias da Vigilância em Saúde realizaram testes e orientaram a população

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Iniciativa foi realizada no Dia Mundial de Combate à Malária | Foto: Arthur Alves/PMM

Nesta quinta-feira (25), é o Dia Mundial de Combate à Malária. Para evitar a contaminação e propagação da doença, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), realizou ação no Conjunto Habitacional Macapaba, localizado na Zona Norte. Intenção foi testar os moradores durante quatro horas.

Todos os dias, agentes de endemias da SMVS visitam residências para verificar o grau de malária. Realizam testes, orientam a população e contabilizam quantas pessoas apresentam sintomas.

Edvaldo da Silva teve a doença. Ele ressaltou que toma todos os cuidados “para não pegar novamente”. “Na primeira vez, passei muito mal. Sempre que vejo os agentes, eu procuro fazer os exames. Também arranjo um tempinho para limpar o terreno”, comenta.

Malária é uma doença infecciosa febril, transmitida pela picada do mosquito Anopheles. O indivíduo contaminado adquire sintomas comuns, como febre alta; calafrios; tremores; sudorese e dor de cabeça.

Na forma mais grave, os sintomas são exaustão; alteração da consciência; dispneia; hiperventilação; convulsões; hemorragias, entre outros.

Na adolescência, Rosemiro Costa contraiu a forma leve. “Mantenho os cuidados para nunca mais ter malária. Conheço os sintomas e sempre fico atento. É uma doença que deixa as pessoas debilitadas. Então, é sempre melhor prevenir”.

Medicamentos conhecidos como antimaláricos são usados para tratamento. Devem ser tomados de acordo com a prescrição médica. O repouso também é um dos maiores aliados.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Alessandra Reis, orienta as pessoas para evitarem a proliferação do mosquito. “Sempre manter os potes virados e os recipientes sem água parada. São as mesmas recomendações para combater a dengue. Quanto mais cuidados tivermos, menos casos vão aparecer”, acrescenta.