Prefeitura de Macapá realiza abertura do Novembro Azul na UBS São Pedro

Durante o evento foram abordados diversos temas relacionados à prevenção do câncer de próstata

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início nesta quarta-feira (8) ações do Novembro Azul. A abertura das atividades aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Pedro, no bairro Beirol.

A campanha visa alertar sobre a importância do cuidado com a saúde integral do homem, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Além de informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino, o evento busca atender os homens que buscam pelos atendimentos oferecidos aqui na UBS”, comentou o diretor da unidade, Alan Figueiredo.   

A campanha sensibiliza os homens sobre a importância do diagnóstico. Durante o evento, foram abordados diversos temas relacionados à prevenção do câncer de próstata. Também houve depoimentos, com histórias reais de superação, como a do aposentado, Amiraldo Braga.

“Se eu não tivesse buscado por atendimentos prévios, poderia ter sido diferente. Quando busquei pelo especialista ainda estava no começo da doença. Por isso, sou testemunha de que é fundamental buscar o atendimento e cuidar da saúde. Quanto mais cedo se cuidar, mais eficaz é o tratamento”, disse emocionado Amiraldo.

O Chefe do Departamento de Saúde do Homem da Semsa, Alexssandro Santos, conta que as unidades de saúde vão intensificar atividades como palestras educativas, realização de exames, atendimentos médicos, entre outros, referentes à prevenção e aos cuidados com a saúde integral do homem.

“O Novembro Azul será marcado por diversas atividades. Além das UBSs, iremos levar atendimentos a vários pontos da cidade, que vão desde consultas médicas, ao atendimento com educador físico. Essa é uma das várias maneiras de disponibilizar nossos serviços de saúde para a população”, ressaltou Alexssandro.   

Fotos: Nágila Rocha/PMM