Prefeitura de Macapá reajusta o salário do servidor público em 4,62%; aumento virá já no pagamento do mês de abril

Reajuste vale já para a folha de pagamento do mês de abril

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Serão contemplados servidores públicos municipais, efetivos, comissionados, pensionistas, aposentados, contratos e servidores do quadro em extinção do Poder Executivo Municipal | Foto: Arquivo/PMM

O projeto de lei complementar N.º 003/2024-PMM que dispõe sobre o reajuste salarial para todas as categorias do funcionalismo municipal, foi aprovado nesta quinta-feira (28) na Câmara Municipal de Vereadores e sancionado pelo Prefeito de Macapá, Dr. Furlan. O reajuste salarial será de 4,62% para os servidores públicos municipais, contemplando efetivos, comissionados, pensionistas, aposentados, contratos e servidores do quadro em extinção do Poder Executivo Municipal. 

Os servidores da Educação, Grupo Ocupacional Magistério, Professores, Pedagogos e Instrutores de Música tiveram também reajuste de 3,65% do Piso Nacional do Magistério, que soma no total 8,27%. 

Outra categoria que teve o reajuste conjunto é a saúde municipal. O reajuste é de 8,47% para Categoria Funcional da Saúde, contemplando Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS). A recomposição salarial é composta de 3,85% do Piso Nacional + 4,62% do reajuste municipal. O reajuste do piso nacional desta categoria já foi pago pelo município desde janeiro de 2024. 

Serão beneficiados com a data-base do funcionalismo público municipal 12.106 mil servidores de todas as categorias, com exceção do prefeito e secretários municipais. 

Com o pagamento, serão injetados na economia do município, mais de R$ 53 milhões anualmente. O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, já sancionou a Lei Complementar e o reajuste virá no pagamento do mês de abril.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Macapá reajustou o salário dos servidores públicos. Em 3 anos, o reajuste foi de 20,68%.

Entre os servidores, são 12.106 mil, sendo ativos e inativos, aposentados e pensionistas.