Prefeitura de Macapá promove Saúde Mental Materna com a Campanha Maio Furta-Cor

Iniciativa conscientiza sobre a importância do bem-estar psicológico das mães durante e após a gestação

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Campanha vai abordar temas como a saúde mental das mulheres grávidas e puérperas | Foto: Arquivo/PMM

A Prefeitura de Macapá vai realizar durante todo o mês a campanha Maio Furta-Cor, dedicada à saúde mental materna. Na terça-feira (14), um encontro voltado para equipes multiprofissionais do quadro da saúde municipal será realizado no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, às 9h, com foco na saúde mental da mulher e na depressão pós-parto.

Reforçando o compromisso com a saúde das mães, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá acolherão atividades durante o mês, incluindo a Consulta Ouro no dia 22, que vai oferecer atendimento especializado a grávidas e puérperas.

A campanha, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem o objetivo de reforçar a importância da saúde mental materna.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que a saúde mental materna é uma preocupação de saúde pública. Segundo dados de 2023, transtornos mentais podem afetar mulheres durante a gravidez e o primeiro ano pós-parto, grupos vulneráveis enfrentam riscos ampliados.

Para um cuidado mais humanizado com essas mulheres é necessário pensar novas abordagens.

Reforçando o compromisso com a saúde das mães, o encontro do dia 14 vai abordar temas cruciais como a depressão pós-parto e a saúde mental materna. Serão capacitados psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais e outros profissionais da saúde municipal que atendem a mulher grávida na UBS.

A palestra será ministrada pela médica Anne Cybelly da Silva Lima, preceptora da residência médica em ginecologia e obstetrícia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e a psicóloga Ana Cecília de Freitas, especialista em educação especial.

O que é o Maio Furta Cor?

O Maio Furta-Cor vem para reduzir o estigma associado à saúde mental materna. A campanha trás a necessidade de um olhar cuidadoso e atencioso para promover o bem-estar mental das mães, essencial para o desenvolvimento saudável de suas famílias.

Confira a programação da campanha:

14 de Maio – Palestra para Equipes Multiprofissionais do quadro da saúde municipal

Horário: 9h

Local: Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes

22 de maio – Consulta Ouro para gestantes e puérperas

Horário: 9h às 17h

Local: Todas as Unidades de Saúde de Macapá