Prefeitura de Macapá promove mesa redonda sobre a cadeia produtiva do açaí

A Prefeitura de Macapá promoveu nesta quinta-feira (24) uma mesa redonda para discutir o aumento da produção do açaí na capital. A atividade aconteceu no auditório do Sebrae Amapá e contou com a participação de pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), secretários municipais, representantes da cadeia produtiva do açaí, do Governo do Estado do Amapá e de instituições financeiras.

A atividade veio para coletar informações e fomentar discussões de vários setores econômicos visando a construção de um programa de produção de açaí no âmbito do município de Macapá. A partir dos dados extraídos das palestras e debates, a Prefeitura dará início à formulação do Programa de Apoio à Produção de Açaí de Várzea e Terra Firme.

O evento foi dividido em duas etapas. Na primeira delas, os participantes tiveram acesso a palestras sobre o cultivo do açaí em terra firme, com o pesquisador João Tomé e, também, sobre o manejo de açaí de várzea, com o pesquisador Marcelino Guedes, ambos da Embrapa. Além disso, os representantes do Banco da Amazônica, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil apresentaram as linhas de créditos disponíveis para este segmento.

Na abertura do evento, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou que esta é a primeira atividade do Comitê Municipal da Cadeira Produtiva do Açaí (Comitê Acaí Macapá) e que é importante o compromisso da Prefeitura junto ao setor econômico.

“Vamos trazer várias culturas para desenvolver o setor produtivo local e temos o compromisso com a cadeia produtiva do açaí, a qual já estamos provendo algumas melhorias a fim de dar melhores condições aos trabalhadores”, disse o prefeito.

“Precisamos que todos acreditem que o desenvolvimento econômico dessa cultura é o que vai melhorar a situação econômica da nossa capital e com o desenvolvimento socioeconômico, vamos conseguir ter a ordem pública necessária para melhorar a nossa cidade através da geração do emprego e renda”, completou.

Durante a solenidade, o chefe-geral da Embrapa Amapá, Antônio Claudio Carvalho, disse que essa é a primeira vez que o Poder Executivo desenvolve um programa de incentivo à produção do açaí.

“Em 1999 a Embrapa formatou o primeiro programa voltado ao açaí. Sem estudo focado nesse seguimento e sem ciência, não estaríamos aqui. Dessa forma, é fundamental que o poder executivo formate um programa de incentivo para movimentar essa cadeia de forma organizada”, afirmou.

Apoio do Sebrae

Entre as instituições presentes, o Sebrae Amapá destacou que a instituição também desenvolve programas voltados ao agronegócio, entre eles o açaí. “O Sebrae não é somente do micro e pequeno empresário, estamos aqui para dar suporte, também, ao agronegócio e estamos de portas abertas para ajudar a todos que precisarem da instituição”, disse.

O evento também foi acompanhado pela vereadora Janete Capiberibe e pelo ex-senador João Capiberibe.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social