Prefeitura de Macapá promove encontro em celebração ao Dia Mundial do Método Canguru

Programação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde ofereceu palestra, brindes e orientações sobre cuidados com o recém-nascido

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foram discutidos também cuidados na amamentação, estímulos e proteção da criança | Foto: Maison Brito/PMM

Nesta quarta-feira (17), as gestantes de alto risco que recebem acompanhamento no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes tiveram a oportunidade de participar de uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Método Canguru, celebrado no dia 15 de maio. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contou com palestra informativa, distribuição de brindes e orientações sobre os cuidados com os recém-nascidos.

O Método Canguru faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, e foi instituído como política pública em 2000, com o objetivo de oferecer cuidados especiais a recém-nascidos internados em serviços neonatais.

Grávida de 8 meses, Lindsay Fernanda, 23 anos, uma das gestantes presentes no evento, o encontro foi uma oportunidade valiosa para aprender mais sobre os cuidados necessários após o nascimento do bebê. Ela expressou a importância do atendimento de pré-natal de alto risco recebido no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, destacando a importância de eventos como esse para promover a troca de experiências entre as gestantes.

A diretora do Departamento de Ciclos de Vida da Semsa, Larissa Moraes, ressaltou a relevância do Método Canguru na promoção da saúde materno-infantil.

“Iniciativas como essa fortalecem os laços entre as gestantes, além de fornecer informações fundamentais sobre os cuidados necessários com os recém-nascidos”, contou.

O evento  reforçou o compromisso da Semsa em oferecer suporte e atenção integral às gestantes de alto risco, contribuindo para uma maternidade mais segura e saudável.

Confira mais fotos